Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | outubro/novembro de 2015 - nº 24

Mensagem do Reitor

A COP 21 e o consumo responsável na Universidade

Aproxima-se a esperada reunião da Conferência Mundial do Clima em Paris, a COP 21. A Conferência, sabidamente, reúne representantes das nações de todo o planeta para avaliações e debates de protocolos de compromisso que parametrizem o desenvolvimento sustentável. O drama dos impactos das mudanças climáticas faz sentir-se em todo o mundo. Mesmo com entendimentos dissonantes acerca de sua intensidade, os efeitos dos descontrolados modos de exploração dos recursos naturais têm significado destruição e flagelos para comunidades espalhadas por todo o globo. O clima já é hoje um dos principais motivos das migrações – um êxodo climático sem precedentes.

No passado, o futuro de desenvolvimento da industrialização e dos processos de urbanização que tanto a sociedade buscou fez-nos herdar um presente de dificuldades e desafios que nos fazem, urgentemente, rever nossas práticas de exacerbado consumo e, consequentemente, desperdício de construir perspectivas novas para o modo como exploramos os recursos naturais. Espera-se da COP 21, por parte dos países pobres, ricos e em desenvolvimento, para além da manifestação de preocupações e diagnósticos – muito deles tão já sabidos –, a adoção de políticas efetivas de conservação e preservação de recursos naturais e proteção a tudo que é essencial à continuação da vida na terra. O papa Francisco, em sua encíclica Laudato si, convoca os povos a repensarem hábitos que prejudicam o meio ambiente e a tomar consciência da necessidade de realizar mudanças de estilo de vida, de produção e consumo, para combater o aquecimento global ou, pelo menos, as causas humanas que o provocam e o agravam. Há, como alerta o papa, causas macros para o que o planeta experimenta, mas cabe a cada um agir responsavelmente em suas pequenas ações cotidianas.

Nesse sentido, a Reitoria da PUC Minas renova o convite para que todos permaneçam envolvidos e atentos às medidas de um consumo responsável. Em nossa Universidade, já vínhamos historicamente praticando ações com o objetivo de sanar quaisquer situações de desperdício, como vazamentos pontuais e acionamentos desnecessários de dispositivos. Em uma edição anterior desta newsletter, alertávamos para o fato de que nenhuma ação gerencial coletiva alcançaria suas metas se não houvesse o comprometimento de cada um. Desnecessário afirmar que tais medidas têm sentido muito mais amplo do que o financeiro. Têm a ver com a sustentabilidade do mundo em que vivemos e o compromisso com as próximas gerações. A palavra economia, etimologicamente, tem o sentido de cuidado com a casa (óikos) e, por isso mesmo, uma noção de fundo tão teológico. Talvez não tenhamos experimentado na história um momento em que se faça tão necessário pensar novos modos de humanizar a economia – garantir o necessário desenvolvimento e produção de riqueza, mas sem abrirmos mão da defesa da vida humana. Gerar riquezas não pode mais significar fazer sangrar a Terra e flagelar e colocar em risco a vida, especialmente dos mais pobres.

 

  

Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor da PUC Minas
Bispo auxiliar de Belo Horizonte

Reitor celebra missa em Ação de Graças pelos professores e funcionários

Marcos Figueiredo


O reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, celebrou no auditório 3, campus Coração Eucarístico, no dia 15 de outubro, missa em Ação de Graças pelos professores e funcionários técnico-administrativos, uma promoção da Pastoral PUC Minas. A homenagem foi pelo Dia do Professor e pelo 14 de outubro, instituído recentemente pelo reitor como o Dia do Funcionário.

Dom Mol disse que os professores e funcionários técnico-administrativos são dois segmentos que se colocam a serviço dos alunos de graduação e de pós-graduação da Universidade e que a missa representou uma homenagem a todos eles. "De que adiantaria se não tivéssemos professores e um corpo técnico bem constituídos? Isso seria negação de tudo o que a Universidade é, por isso o nosso agradecimento", pontuou o reitor.

Leia mais

Curso de Direito do campus Betim recebe nota máxima do MEC

O Curso de Direito do campus Betim recebeu nota máxima (cinco) pela Comissão de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC), a partir de visita e entrevistas in loco realizadas nos dias 19 e 20 de outubro. A avaliação é parte do processo de renovação de reconhecimento de cursos de graduação.

Leia mais

Cultura do encontro na Universidade


Os meses de setembro e outubro foram marcados por encontros do reitor, Dom Joaquim Mol, com funcionários de várias unidades e campi. No dia 15 de outubro, Dom Mol se encontrou com funcionários na Unidade São Gabriel, depois de já ter se reunido com membros do corpo técnico administrativo no campus Coração Eucarístico, nos dias 11 de setembro e 14 de outubro; no campus Contagem e Unidade Barreiro, no dia 6 de outubro; e no campus Betim, no dia 8 deste mês.

No dia 14 de outubro, durante comemoração do Dia do Funcionário, no Teatro João Paulo II, campus Coração Eucarístico, o reitor destacou a importância da cultura do encontro na Universidade e na vida de cada um.

Leia mais

Marcos Figueiredo
No dia 14 de outubro, evento celebrou o diálogo com funcionários do <i>campus</i> Coração Eucarístico
No dia 14 de outubro, evento celebrou o diálogo com funcionários do campus Coração Eucarístico

Lançamento da Unidade Praça da Liberdade: “Não se adia
um investimento no futuro”, diz reitor

Marcos Figueiredo
A vice-reitora, profª Patrícia Bernardes, o reitor, prof. Dom Joaquim Mol, o grão-chanceler, Dom Walmor, e o pró-reitor adjunto da Unidade Praça da Liberdade, prof. Miguel Alonso
A vice-reitora, profª Patrícia Bernardes, o reitor, prof. Dom Joaquim Mol, o grão-chanceler, Dom Walmor, e o pró-reitor adjunto da Unidade Praça da Liberdade, prof. Miguel Alonso


"Este é um momento de planejamento, de ousadia, de contribuição para sairmos da crise em que o País vive e de reconstrução de setores da sociedade. Neste momento, a PUC Minas não se recolhe timidamente, mas se apresenta com coragem e fé, pois não se adia um investimento no futuro". A afirmação foi feita pelo reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, durante a solenidade de lançamento da Unidade Praça da Liberdade, realizada no dia 1º de outubro, em edifício no bairro Funcionários.

Na ocasião, estiveram presentes na mesa de abertura o grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, a vice-reitora, professora Patrícia Bernardes, e o pró-reitor adjunto da Unidade Praça da Liberdade, professor Miguel Alonso de Gouvêa Valle.

Leia mais

Inclusão da pessoa com deficiência: mantenedora da PUC Minas
recebe diploma de reconhecimento

A Sociedade Mineira de Cultura (SMC), mantenedora da PUC Minas, recebeu da Coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidades, do Ministério Público do Trabalho (MPT), diploma de reconhecimento pelo compromisso social com a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Anunciada no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, a distinção se deu em razão do cumprimento da cota de 5% de trabalhadores com deficiência em todas as instituições mantidas pela SMC, como a Universidade, o Colégio Santa Maria, a Faculdade Católica de Uberlândia e o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

Outro importante destaque foi a indicação da PUC Minas, pelo MPT, mais especificamente o projeto Sociedade Inclusiva, da Pró-reitoria de Extensão (Proex), como instituição que trabalha com a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Vale ressaltar que essa inclusão é fruto de trabalho conjunto da diretoria da SMC, da Pró-reitoria de Recursos Humanos da Universidade e da equipe do projeto Sociedade Inclusiva da Proex.

Leia mais

Seminário ressalta caráter transformador da extensão

No dia 17 de setembro, o X Seminário de Extensão da PUC Minas teve a palestra Construção de saberes e experiências da extensão universitária. A cerimônia de abertura contou com a presença dos professores Paulo Roberto de Sousa, chefe de Gabinete, representando o reitor, professor Dom Joaquim Mol; professor Wanderley Chieppe Felippe, pró-reitor de Extensão da Universidade; professor Sérgio Hanriot, pró-reitor de Pós-graduação; e professora Maria Inês Martins, pró-reitora de Graduação. O X Seminário de Extensão é uma promoção da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Leia mais

PUC Minas tem preferência das empresas na hora de contratar

A PUC Minas está novamente entre as dez universidades brasileiras, entre públicas e privadas, na preferência das empresas na hora de contratar formados, ocupando a 6ª posição. No que se refere às universidades privadas em todo o País, a PUC Minas ocupa o 3º lugar nesse quesito. A lista, encabeçada pela Universidade de São Paulo (USP), integra o

Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo no dia 14 de setembro. Participaram da pesquisa 2.222 empregadores de empresas públicas e privadas de todo o Brasil, que foram questionados a respeito de quais universidades eram os egressos que as organizações mais contratavam.

Leia mais

Cursos da PUC Minas bem avaliados pelo Guia do Estudante 2016

Os cursos da PUC Minas em Direito, Pedagogia, Relações Internacionais e Sistemas de Informação, em Belo Horizonte, receberam cinco estrelas, conceito máximo (excelente) na avaliação de cursos superiores pelo Guia do Estudante 2016, publicação da Editora Abril.

Outros 38 cursos receberam quatro estrelas (muito bom) e 20 receberam três estrelas (bom), referentes aos campi em Belo Horizonte, Arcos, Betim, Contagem e Poços de Caldas. As informações constam do GE Profissões Vestibular 2016, publicação que está nas bancas desde 9 de outubro.

Leia mais

IX Simpósio Nacional de Pesquisa discute formação do docente


No dia 26 de agosto, foi realizada a cerimônia de abertura do IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação. Na ocasião, Luiz Fernandes Dourado, professor da Universidade Federal de Goiás, membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e membro do Conselho Superior da Capes, ministrou uma palestra com o tema Os desafios da formação docente no mundo contemporâneo.

O pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação, professor Sérgio de Morais Hanriot, compôs a mesa de abertura, representando o reitor da Universidade, professor Dom Joaquim Giovanni Mol Guimarães, e afirmou que a discussão em torno da formação docente é louvável e necessária.

Leia mais

Tinho Alves
Os professores ressaltaram a importância de se debater a formação dos docentes para garantir a qualidade do ensino
Os professores ressaltaram a importância de se debater a formação dos docentes para garantir a qualidade do ensino


Entre em contato: imprensa@pucminas.br