Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | agosto/setembro de 2015 - nº 23

Mensagem do Reitor

Otimismo e trabalho para enfrentar a crise

Entre tantos setores atingidos pela atual crise econômica no Brasil, o ensino superior privado tem sido fortemente impactado. Por um lado, a imediata diminuição na demanda de novos alunos e mesmo na continuidade dos veteranos. Infelizmente, e aqui não há qualquer julgamento sobre isso, a educação é um dos primeiros itens de corte diante de um quadro recessivo. Adiam-se o sonho e a necessidade de uma qualificação profissional, de uma formação específica ou mesmo o desejo de aprimoramento cultural por diletantismo porque neste momento tais custos não cabem no bolso. Uma das facetas mais cruéis da crise é que ela inevitavelmente obriga-nos a reposicionamentos em termos de nossos projetos, nossas práticas e nossas prioridades.

Por outro lado, a educação privada experimentou nos últimos meses os sobressaltos das incertezas na condução do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e a falta de equacionamento para os devidos repasses dos pagamentos de serviços já prestados ao governo federal. Desde o início de 2015, toda a sociedade brasileira tem acompanhado intensamente como o Fies, que foi sinalizado para a população como a possibilidade de concretização do sonho de acesso à educação de qualidade, tornou-se sinônimo de frustração para centenas de milhares de famílias e um pesadelo para as instituições que aderiram ao programa. Não é incorreto e nem exagerado afirmar que o Fies tornou-se hoje uma experiência marcada pelo tratamento desrespeitoso para com o cidadão que busca tal benefício, pela falta de parâmetros na distribuição de seus recursos e pela inadimplência que coloca em risco mesmo a sobrevivência de instituições de ensino.

Como todas as outras instituições comunitárias, também na PUC Minas sentimos tais impactos. E é preciso dizer que equacionar as dificuldades e desafios impostos por estes novos cenários não tem sido fácil. A diminuição imediata da receita atinge os investimentos, a realização de projetos e a continuidade de ações e programas. Mas como resposta a esta crise, entendemos que o momento é de avançarmos ainda mais no nosso empenho e na qualidade da educação que oferecemos à sociedade.

Por isso mesmo, o caminho que nos pareceu acertado foi, de modo ágil e efetivo, promover alterações e atualizações em nossas ofertas de cursos. Os Institutos e Faculdades, por meio dos departamentos e cursos, têm realizado um brilhante trabalho nessa reordenação das novas ofertas e temos certeza que prevalecerá a marca da excelência da PUC Minas e o compromisso com a formação de um profissional qualificado.

Enfrentar a crise exige buscar forças para que melhoremos o que já estava muito bom. De racionalizarmos ainda mais o que já considerávamos ajustado. De ter coragem para avançar diante de tantos recuos que a recessão nos impõe. A crise exige que sejamos melhores do que sempre fomos para que possamos dar respostas imediatas e contundentes as suas instabilidades e incertezas. Esta, então, é a convocação da Reitoria da PUC Minas: que todos se envolvam ainda mais em suas atividades, que ofereçamos ao aluno a melhor aula possível, que os setores técnico-administrativos aprimorem cotidianamente seus processos tornando-os mais ágeis e inteligentes, para que continuemos construindo nesta Universidade uma educação reveladora, humanística e crítica.

Neste momento de crise econômica, inevitavelmente, nossa fala possui um tom de certa preocupação em função do presente que experimentamos e com o futuro próximo. Mas o principal registro e o sentimento que desejo muito que prevaleça entre todos nós é o de estímulo, de otimismo, de disposição para avançarmos pelos caminhos que dignamente construímos nas últimas décadas e por tantos outros que percorreremos.



Prof. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor da PUC Minas
Bispo auxiliar de Belo Horizonte

Bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas recebem selo de qualidade


O bacharelado e a licenciatura em Ciências Biológicas ofertados pela PUC Minas receberam o Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas, concedido pelo Conselho Federal de Biologia aos onze melhores cursos da área no País. A PUC Minas foi a única instituição particular de Minas Gerais a receber o selo de reconhecimento.

O prêmio, em sua primeira edição, será concedido a cada dois anos e é direcionado às instituições de ensino superior com melhores Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs), Instrumentos de Avaliação do MEC e a Atuação Profissional dos Egressos, avaliados por uma equipe de seis biólogos renomados.

Leia mais

Posse no campus Coração Eucarístico


O reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, empossou, no dia 13 de agosto, a diretora do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais (Iceg), professora Ângela Maria Marques Cupertino; o diretor da Editora PUC Minas, professor Paulo Agostinho Nogueira Baptista; as coordenadoras do Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros (Cespuc); os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA); e membros de Câmara do Departamento de Administração, colegiados de cursos de Administração no Coração Eucarístico, Barreiro, São Gabriel, Betim, Contagem, Arcos, do Programa de Pós-graduação de Administração e dos cursos de graduação tecnológica em Gestão de Turismo, em Gestão Financeira e em Logística.

Leia mais

Marcos Figueiredo
Os professores Sérgio Hanriot, Ronaldo Rajão, Dom Mol, Patrícia Bernardes, Maria Inês Martins e Wanderley Chieppe
Os professores Sérgio Hanriot, Ronaldo Rajão, Dom Mol, Patrícia Bernardes, Maria Inês Martins e Wanderley Chieppe

PUC Minas se reúne com a Associação de Moradores do Coração Eucarístico
em busca de soluções conjuntas para o bairro

Marcos Figueiredo
Representantes da PUC Minas, da Associação dos Moradores do Coração Eucarístico e da Polícia Militar se reuniram na Universidade
Representantes da PUC Minas, da Associação dos Moradores do Coração Eucarístico e da Polícia Militar se reuniram na Universidade


A PUC Minas promoveu reunião, no dia 12 de agosto, com representantes da Associação de Moradores do Coração Eucarístico (Amocoreu) e da Polícia Militar com o objetivo de buscar soluções conjuntas para coibir a realização de festas irregulares no bairro, não autorizadas pelo poder público. Durante o encontro, realizado no campus Coração Eucarístico, foi discutida a necessidade de reforço no policiamento e gerenciamento do trânsito nas imediações da Universidade, visando à melhoria das condições diárias no bairro.

Leia mais

Alterações no Estatuto e no Regimento Geral da Universidade

O Conselho Universitário (Consuni), órgão deliberativo e consultivo da PUC Minas, referendou alterações no Estatuto e no Regimento Geral da Universidade, em reuniões no dia 9 de julho. As alterações do Estatuto, algumas com repercussão no Regimento Geral, ainda dependem de aprovação pelo grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e pela Santa Sé.

Leia mais

1º Simpósio PUC Minas sobre o Uso de Animais em Ensino e Pesquisa


Na abertura do 1º Simpósio PUC Minas sobre o Uso de Animais em Ensino e Pesquisa – Em busca de uma ética franciscana, realizada na tarde de 7 de agosto, no auditório do Museu de Ciências Naturais, o reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, destacou que esse evento cuida de pensar de forma séria o tema, que é tão caro a uma instituição de ensino superior como a PUC Minas. "Não estamos desprezando a vida humana e não estamos colocando-a de lado, mas sim que todos possam viver de forma harmônica", disse.

Leia mais

Marcos Figueiredo
Evandro Bouzada, Raul de Barros Neto, o reitor Dom Mol, Nivaldo da Silva e Vitor Ribeiro
Evandro Bouzada, Raul de Barros Neto, o reitor Dom Mol, Nivaldo da Silva e Vitor Ribeiro

28º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião

Marcos Figueiredo
O reitor Dom Mol, Jaldemir Vitório e Áurea Burocchi
O reitor Dom Mol, Jaldemir Vitório e Áurea Burocchi


Com apresentação da Orquestra de Câmara Sesiminas, a abertura do 28º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter) ocorreu na noite de 14 de julho, no Teatro João Paulo II (prédio 30), campus Coração Eucarístico. O evento teve a presença do reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; do presidente da Soter, professor Jalmir Vitório; e da presidente da comissão organizadora, professora Áurea Marín Burocchi.

O reitor disse que o evento se reveste de uma importância especial, por reunir professores e pesquisadores em Teologia e Ciências da Religião, de várias partes do Brasil e do exterior.

Leia mais

Padre José Tolentino de Mendonça: o aprofundamento espiritual
depende da apuração dos sentidos


"É necessário reacender os nossos sentidos, se quisermos fazer verdadeira procura espiritual". Essa afirmação, feita pelo consultor do Pontifício Conselho para a Cultura no Vaticano, padre José Tolentino de Mendonça, deu o tom da conferência Leituras Infinitas: um diálogo com o cotidiano e a vida, realizada pelo teólogo, escritor e biblista português, no dia 19 de junho, no Teatro João Paulo II, campus Coração Eucarístico. O encontro, que reuniu professores da PUC Minas, integrou a Semana de Avaliação e Planejamento, promovida pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade.

O religioso disse que o maior problema da sociedade contemporânea é que as solicitações da vida cotidiana empurram todos a um estado de fadiga, ao mesmo tempo em que a maioria tem vergonha em dizer que está cansada.

Leia mais

Marcos Figueiredo
O padre José Tolentino ao lado do reitor Dom Mol
O padre José Tolentino ao lado do reitor Dom Mol

PUC Minas está entre as quatro universidades particulares brasileiras
com melhor reputação entre empregadores da América Latina

A PUC Minas é a quarta universidade particular, entre as 20 primeiras universidades públicas e privadas brasileiras, ranqueadas no quesito melhor reputação entre empregadores da América Latina. O dado consta da 5ª edição do Ranking QS (Quacquarelli Symonds) de Universidades da América Latina, divulgado no dia 9 de junho. No ranking geral, no qual participaram 250 universidades latino-americanas, a PUC Minas ocupa a 103ª posição nesse quesito.

A PUC Minas ocupa ainda a oitava posição entre as universidades particulares brasileiras, participantes do ranking, levando-se em consideração todos os critérios, entre outros, reputação acadêmica e de mercado, citações científicas, quantidade de professores doutores e o impacto na internet.

Leia mais

Embaixador da Irlanda no Brasil visita o campus Coração Eucarístico

Marcos Figueiredo
Representantes da Irlanda, da PUC Minas e da Rede Uniminas
Representantes da Irlanda, da PUC Minas e da Rede Uniminas


A PUC Minas recebeu a visita oficial do embaixador da Irlanda no Brasil, Brian Glynn, no dia 10 de junho. O objetivo foi o estreitamento de relações e oportunidades entre a Irlanda e a PUC Minas e também entre aquele país e os integrantes da Rede Uniminas, da qual fazem parte todas as universidades federais no Estado, a PUC Minas, a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). O objetivo da rede é o fortalecimento dessas instituições integrantes e a atuação delas no cenário internacional.

Leia mais


Entre em contato: imprensa@pucminas.br