A vice-reitora da PUC Minas, professora Patrícia Bernardes, empossou, no dia 10 de fevereiro, coordenadores e membros dos colegiados dos Cursos de Ciências Contábeis e Engenharia Mecânica do campus Contagem. A solenidade aconteceu na sala multimeios e teve a presença do secretário geral da Universidade, professor Ronaldo Rajão Santiago; do pró-reitor adjunto do campus, professor Robson dos Santos Marques; do diretor acadêmico, professor Odil de Lara Pinto; além de professores, funcionários e familiares dos empossados.
Dirigindo-se aos funcionários e acadêmicos presentes, a vice-reitora ressaltou que a solenidade de posse dos colegiados é um momento simples, mas de muita beleza, pois trata de renovação, expectativas e comprometimento. “É um momento em que percebemos nos discursos que vocês estão agradecidos, honrados e, muitas vezes, emocionados. Fazem a retrospectiva não só da própria vida profissional e acadêmica, mas também dos próprios cursos”, disse. Segundo ela, é desejo de Dom Mol, reitor da Universidade, que o trabalho do colegiado seja, efetivamente, em grupo. “Então, espero que a gestão de vocês seja muito proveitosa para que possamos crescer cada vez mais, respeitando a diversidade, as diferenças de cada um", disse.
A coordenação do colegiado do Curso de Ciências Contábeis continua a cargo do professor Carlos Alberto de Carvalho Júnior, juntamente com os professores Roanjali Auxiliadora Gonçalves Salviano Araújo e Vanderlei Lopes Barbosa. A novidade na equipe é a entrada do professor Bruno Burgarelli Albergaria Kneipp, do Curso de Direito, como membro externo. “A ideia é trazer um pouco da experiência que eu tenho em gestão no campus. Já fiz parte do colegiado do Curso de Direito e hoje coordeno o Serviço de Assistência Judiciária (SAJ). Quero oxigenar, contribuir e, obviamente, aprender muito com os atuais membros do colegiado”, disse.
Segundo o professor Carlos Alberto de Carvalho Júnior, que leciona no campus Contagem há dez anos, o grande desafio desta gestão é elevar a avaliação do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para 4 pontos. Atualmente o curso é avaliado com a nota 3. “Essa é a nossa principal meta. Vamos continuar trabalhando para que o curso seja reconhecido no mercado e no município”, afirmou o coordenador, que também destacou a importância da participação de todo o corpo docente nos projetos do curso. “Precisamos do apoio de todos os nossos colegas professores porque o colegiado precisa de todos para trabalhar. É realmente uma gestão colegiada com a participação de todo o nosso corpo docente”, disse.
Para o colegiado do Curso de Engenharia Mecânica, o professor Gilmar Cordeiro da Silva foi reconduzido ao cargo de coordenador e empossados os professores Thiago Ali Resende Lauar, Tarcísio Flávio Umbelino Rêgo e Ayrton Hugo de Andrade e Santos. Segundo o coordenador, a principal meta deste mandato é dar sequência à aproximação entre corpo docente e discente, assim como tem sido feito. “Estamos assumindo para os próximos anos uma política de apoio, acompanhamento e formação dos discentes que permitam a sua valorização na formação profissional”, explicou. Outro ponto a ser trabalhado é o investimento em laboratórios por meio da aquisição de equipamentos e a constante avaliação do currículo em consonância ao que o mercado tem requisitado para os estudantes e novos profissionais.