Comprometimento, respeito, comunicação interna e organização. Nessa ordem, esses são os quatro pilares eleitos pelo corpo técnico-administrativo da PUC Minas em Contagem para sustentação da qualidade dos serviços prestados no campus. A iniciativa é um projeto do Comitê de Comunicação Interna da Universidade e teve início no segundo semestre de 2013, durante o treinamento Integrando Equipes de Trabalho para a Qualidade em Serviços, aplicado pela responsável pela área de educação e desenvolvimento corporativo da Sociedade Mineira de Cultura, Eloísa Carvalho. A partir das ideias e conceitos trabalhados no treinamento, todos os funcionários do campus elegeram quatro pilares, em um universo de dez palavras-chave, que consideravam fundamentais para guiar a qualidade dos serviços prestados. As palavras escolhidas foram apresentadas aos funcionários durante a recepção de boas-vindas ao semestre, realizada no dia 30 de janeiro.
Bárbara Loureiro, do Comitê de Comunicação Interna, apresentou os pilares e falou da importância de cada um para que a missão da Universidade, que é promover o desenvolvimento humano e social, tendo como base valores da ética e da solidariedade e compromisso com o bem comum, seja aplicada efetivamente também para o público interno. “Essas palavras fazem parte de um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho e são fundamentais para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários e ao relacionamento entre todos os públicos da instituição”, explicou.
Como continuidade do projeto, funcionários de cada setor propuseram ações referentes aos quatro pilares a serem aplicadas no ambiente de trabalho. A cada semestre, haverá uma avaliação para analisar de que forma essas ações estão contribuindo para um ambiente de trabalho cada vez mais saudável. Segundo Bárbara, as expectativas são que as ações melhorem o clima organizacional, tornando-o mais agradável e positivo; melhorem as relações interpessoais com os diversos públicos; reforcem o sentimento de pertencimento dos funcionários; e gerem mais cordialidade e respeito entre os diversos públicos. “Trabalhar em equipe é um desafio, mas é importante entender que cada um tem uma função dentro de uma instituição. Não existe um caminho para o sucesso, não existe fórmula pronta. O sucesso de uma instituição é uma construção coletiva. É importante que a gente entenda que fazemos parte desse processo, desse trabalho”, finalizou.
O pró-reitor do campus, professor Robson dos Santos Marques, destacou que o processo de escolha dos pilares foi democrático, transparente e participativo. “São escolhas coletivas e isso é muito importante. É envolver as pessoas para que elas se sintam acolhidas, se sintam parte do processo e nos ajude na definição de questões inerentes à própria vida delas no cotidiano”, avaliou. Para ele, os pilares estão diretamente ligados à missão e aos valores da Universidade, e que a tão esperada qualidade na prestação de serviços vem inerentemente ao processo. “No fundo, o mais importante é acolher bem as pessoas”, resumiu.