Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Betim

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Abril/Maio de 2015 - nº 7

Mensagem do Pró-Reitor Adjunto

PUC Minas em Betim: uma construção coletiva

Marcos Figueiredo

Neste ano vamos comemorar os 20 anos da PUC Minas em Betim. É um grande motivo para nos orgulharmos, pois ela é a primeira e única universidade na cidade. Além disso, por ser eleita em 2014, pela sexta vez, pelo Guia do Estudante, da Editora Abril, a melhor universidade privada do Brasil e ser a maior universidade católica do mundo, a celebração destes 20 anos traz no bojo o peso das responsabilidades e de mais desafios. 

Para celebrar este ano, estamos desenvolvendo atividades culturais e acadêmicas, a fim de destacar a importância de cada funcionário, professor, aluno e ex-aluno na construção desses 20 anos de história da PUC Minas em Betim. Já foi criada uma comissão formada por pessoas da comunidade acadêmica e membros externos, que estão organizando as atividades comemorativas ao longo do ano. 

A PUC Minas em Betim é para nós, funcionários, professores e estudantes, uma segunda casa e, por isso, devemos cuidar dela para seu bom funcionamento. O bom funcionamento desta casa inclui o cuidado, que é um grande desafio quando se tem uma família grande: mais de quatro mil alunos, 250 professores e 230 funcionários.  Pedimos, portanto, atenção especial em relação ao uso da água e energia elétrica, sem as quais não conseguiríamos realizar tarefas básicas. Nesse sentido, apresentamos exemplos de boas práticas, que garantem a longevidade desta casa em condições sustentáveis:

Apague as luzes e desligue equipamentos e ventiladores ao passar por salas e ou corredores, quando não utilizados; 

Se detectar vazamentos nos banheiros, jardins ou bebedouros informe ao setor de Infraestrutura. 

Sobre o consumo consciente de água, informamos, ainda, que foi instalada atrás dos laboratórios do prédio 2 uma caixa d’água para coletar a água descartada no processo de destilação do líquido, usado em aulas práticas nos laboratórios. O reservatório tem capacidade para três mil litros, que poderão ser utilizados para regar os jardins e limpeza em geral. Embora com aspecto límpido, incolor e inodora, a água resultante do processo de destilação não é própria para o consumo humano, uma vez que perde metais pesados importantes para nosso organismo. O mesmo sistema foi igualmente instalado no Hospital Veterinário onde também há utilização de água destilada. 


Compartilhamos, ainda, com alegria, a chegada à PUC Minas em Betim de 500 novos estudantes de várias partes do país, neste semestre, distribuídos nos 11 cursos ofertados. Como anfitriões,  cabe recebê-los e acolhê-los, a fim de contribuir para adaptação à nova rotina. Pensando nisso, a Ação Pastoral Universitária preparou uma cartilha com orientações sobre moradia, transporte e outros itens, além de recepcionar os novos estudantes durante o período de matrícula.


Por fim, espero que em 2015, animados pelo aniversário de 20 anos da PUC Minas em Betim, possamos renovar nossas energias em prol da formação de nossos estudantes.



Professor Eugenio Batista Leite

Pró-reitor Adjunto da PUC Minas em Betim

« Volta