Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | fevereiro/março de 2015 - nº 21

Comunicação Interna se reúne para discutir economia de água e outros insumos

Marcos Figueiredo
O comitê trabalha com informação, sensibilização e mobilização
O comitê trabalha com informação, sensibilização e
mobilização

Divulgação de ações, mobilização e conscientização. Esse é o tripé sobre o qual o Comitê Geral de Comunicação Interna da PUC Minas está trabalhando para o envolvimento da comunidade universitária para a redução no consumo de água, energia elétrica, telefone e outros insumos. O Comitê se reuniu em 5 de fevereiro, no campus Coração Eucarístico, para discutir sobre o tema e conhecer melhor as ações que já existiam e outras que estão sendo implementadas na Universidade para a economia de insumos.

Entre as ações mais recentes, a PUC Minas iniciou, por meio da Pró-reitoria de Logística e Infraestrutura, a instalação de contentores de vazão de água nas torneiras, que abrangerá todos os campi e unidades da Universidade, incluindo as 700 existentes somente no campus Coração Eucarístico. Para auxiliar no monitoramento do consumo de água, a Proinfra prepara a instalação de medidores, agrupando setores, a fim de detectar melhor onde intensificar ações para a diminuição no consumo, tendo em vista a grande dimensão de cada campus e unidade da Universidade.

 

 Com relação à economia de energia elétrica, a Universidade implantou, por meio da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), uma política de gerenciamento de energia de todos os computadores da rede administrativa da Universidade, desligando automaticamente funções parciais de um computador que fique em inatividade por determinado tempo ou funções completas após o horário de trabalho de cada setor. Também implantou recentemente coletores solares na Academia e nos vestiários do Complexo Esportivo da Universidade. "Setenta por cento da energia elétrica gerada no Brasil é hidráulica, então uma crise de água é crise de energia. A situação é muito grave", pontuou o diretor de Infraestrutura da Sociedade Mineira de Cultura (SMC), mantenedora da PUC Minas, e pró-reitor de Logística e Infraestrutura da Universidade, professor Rômulo Albertini Rigueira.

Participaram dessa primeira reunião do ano do Comitê Geral os professores Mozahir Salomão Bruck, presidente do comitê e secretário de Comunicação da Universidade; Rômulo Albertini Rigueira; os pró-reitores adjuntos Eugenio Batista Leite (Betim) e Lucila Ishitani (Barreiro), o diretor executivo de Recursos Humanos, Eudes Weber Porto, e demais integrantes dos comitês locais de comunicação interna dos núcleos e unidades da Universidade.

O "cuidar da casa", que une etimologicamente palavras como economia e ecologia, foi mencionado na reunião, no sentido de haver o cuidado com a casa PUC Minas, com o próprio lar e o planeta. "Mesmo que os reservatórios retornem a 80% de suas capacidades, a situação não voltará ao normal. É necessária uma mudança de postura, uma mudança cultural da população no consumo da água", observou o secretário de Comunicação.

Há alguns anos, explicou o pró-reitor de Infraestrutura, a Universidade também já havia construído poços artesianos em cada campus e unidade, o que diminuiu a dependência de água da rede pública, mas que, mesmo assim, não afasta a necessidade de economia por parte da comunidade universitária, já que esses poços também podem secar.

Propostas

Os comitês de comunicação interna de cada campus e unidade da Universidade estão recolhendo propostas, para a promoção da economia de água e outros insumos, apresentadas pela comunidade universitária local. As ações serão discutidas pela Pró-reitoria de Logística e Infraestrutura e Comunicação Interna para, após análise de viabilidade, serem implantadas naquele campus ou mesmo em toda a Universidade, balizando ações de comunicação e mobilização.

Para a conscientização da comunidade acadêmica, a Secretaria de Comunicação da Universidade já produziu cartazes para banheiros e intensificará a produção de outras peças e ações em dispositivos comunicacionais, como redes sociais, Portal na internet e informativos.

A Escola de Teatro da PUC Minas também produzirá esquetes sobre o tema, conscientizando alunos, professores e funcionários.

As ações de sensibilização deverão explorar a necessidade de racionalização no consumo, não somente nas dependências da Universidade, como também em casa e em locais públicos. "Não acredito em fazer algo na PUC Minas se nós próprios não o fazemos em casa", disse o pró-reitor adjunto do núcleo em Betim, professor Eugenio Batista Leite, sobre a necessidade de todos implantarem efetivamente ações de diminuição no consumo, seja em casa ou dentro da PUC Minas.

Também presente à reunião do Comitê, o coordenador geral da Pastoral na Universidade, professor Edmar Avelar de Sena, disse que o setor desenvolverá ações de mobilização junto à comunidade universitária, como o incentivo à discussão de temas relacionados à redução do consumo de água e energia elétrica em disciplinas de Cultura Religiosa e outras nos cursos da Universidade.

O professor Rômulo Albertini lembrou que há alguns anos foi realizada campanha com a criação da Comissão Interna de Conservação de Insumos (Cici), com o objetivo de se economizar água, energia elétrica, telefone e outros insumos, e que o consumo desses três primeiros itens tem caído ao longo dos anos, principalmente o de telefonia. A Pró-reitoria de Logística e Infraestrutura estabeleceu a meta de 30% na redução do consumo em toda a Universidade.

O professor Mozahir disse que a urgência dessa reunião do Comitê Geral de Comunicação Interna está alinhada com solicitação feita pelo reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, para que a Universidade intensifique a economia de água, energia elétrica e outros insumos. Ele lembrou que o comitê de Comunicação Interna é caixa de ressonância, disseminador de ideias e preocupações que a instituição tem.

O pró-reitor de Logística e Infraestrutura disse que as ações abrangerão também as demais instituições ligadas à Arquidiocese de Belo Horizonte, como, por exemplo, as unidades do Colégio Santa Maria, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora e a Universidade Católica de Uberlândia, mantidas pela Sociedade Mineira de Cultura.

O Comitê de Comunicação interna, instalado em novembro de 2013, é um desdobramento do Programa de Comunicação Interna da Universidade, iniciado em 2010, com o objetivo de conscientizar, habilitar e apoiar as lideranças para condução dos processos de comunicação junto ao público interno e para o exercício de seu papel no aprendizado contínuo e de valorização das pessoas. A comunicação interna é um processo de construção coletiva que otimiza e racionaliza canais, fluxos e vetores de circulação das informações institucionais. A ação pretende ter como resultado concreto um melhor conhecimento dos agentes - funcionários, professores e alunos - sobre a PUC Minas, sobre o papel de cada um e a importância de todos.

« Volta