Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | outubro/novembro - nº 20

IX Seminário de Extensão Universitária

A professora Eunice Durham, da USP
A professora Eunice Durham, da USP

No Brasil, há um peso cultural forte e prejudicial para se pensar as universidades como um modelo único, aliando somente o ensino e a pesquisa, dando pouca atenção à extensão. A afirmação foi feita pela professora Eunice Ribeiro Durham, da Universidade de São Paulo (USP), durante a palestra de abertura do IX Seminário de Extensão Universitária, que aconteceu no dia 18 de setembro, no Teatro João Paulo II (prédio 40), campus Coração Eucarístico. O evento teve a temática central Universidade e Sociedade: desafios e perspectivas contemporâneos, e ocorreu nos campi e unidades da Universidade.

Participaram da abertura os professores Paulo Roberto de Sousa, chefe de gabinete e representante do reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; os pró-reitores Wanderley Chieppe Felippe, da Extensão; Maria Inês Martins, da Graduação; Sérgio de Morais Hanriot, de Pesquisa e de Pós-graduação; e a coordenadora da Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac), Maria Beatriz Rocha Cardoso.

O professor Paulo Roberto disse que a Extensão significa muito para a Universidade e desenvolve um trabalho ligado à inserção social e à fé cristã, o que "dá um valor que é muito caro à Universidade".

O professor Chieppe explicou que o Seminário de Extensão tem o objetivo da vivência real do ensino, pesquisa e extensão, cujo evento tem fóruns de conversa com olhares diversos, para um "diálogo efetivo entre a comunidade interna e os beneficiários dos projetos". De acordo com ele, os eventos de travessia, preparatórios ao Seminário de Extensão, reuniram um público de 800 pessoas, ressaltando assim o caráter de construção coletiva do seminário. O professor Chieppe falou sobre a importância de a Universidade se abrir para as diversas formas de conhecimento e dialogar com a sociedade, conhecendo seus anseios e desejos.

Com a presença, na mesa, dos professores Osvaldo Maurício e Rita Fazzi, a palestra da professora Eunice Durham mostrou que a Extensão Universitária é importante, tem um lugar específico. "Não podemos transformar todas as universidades em centros de formação de pesquisadores", disse.

« Volta