Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | outubro/novembro - nº 20

Solenidade celebra os 25 anos do Icei

Os participantes abordaram a importância da atuação da Universidade, governo e empresas para a inovação
Os participantes abordaram a importância da atuação da
Universidade, governo e empresas para a inovação

A importância da inovação científico-tecnológica foi tema do evento de comemoração dos 25 anos do Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei), realizada no dia 1º de novembro, no Teatro João Paulo II, campus Coração Eucarístico. Na solenidade, representando o reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, o professor Carlos Barreto Ribas, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan), ressaltou a relevância do Icei para a Instituição, devido às contribuições para a comunidade científica e pela eminente presença em todos os campi e unidades da PUC Minas.

O pró-reitor de Extensão da Universidade, professor Wanderley Chieppe Felippe, e a diretora do Icei, professora Lucila Ishitani, também falaram sobre os desafios da ciência da informação na atualidade e sobre as conquistas do Instituto desde a fundação. "Temos cumprido o objetivo de formar profissionais de qualidade para o mercado no Brasil e a prova de nossa eficiência é o reconhecimento dado aos cursos do Icei por publicações renomadas no meio acadêmico", pontuou Lucila, fazendo referência às últimas edições do Ranking Universitário Folha, publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, que apontou o Curso de Ciências da Computação como o melhor do Brasil no critério avaliação de mercado, e ao Guia do Estudante 2015, da Editora Abril, no qual todos os cursos do Icei foram estrelados – com destaque para o curso de Sistemas de Informação, que recebeu cinco estrelas na última avaliação.

Em seguida, os presentes acompanharam a mesa-redonda com o tema Ciências Exatas: o motor da tripla hélice (universidade, governo, empresa) da inovação. Na conferência, mediada pelo professor Carlos Barreto Ribas, os convidados José Luciano de Assis Pereira, assessor executivo no Centro de Inovação e Tecnologia Senai/Fiemg, o professor do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Geografia da Universidade João Francisco de Abreu, que também é membro do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e Torsten Nelson, engenheiro da Google, debateram sobre o papel de cada setor para o equilíbrio do desenvolvimento científico, sustentado pelas três hélices – universidade, governo e empresa.

« Volta