Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | agosto/setembro de 2014 - nº 19

Extensão: III Fórum Mineiro sobre os Direitos do Idoso

Representantes da Universidade, ALMG e OAB abriram o evento
Representantes da Universidade, ALMG e OAB abriram o evento

A abertura do III Fórum Mineiro sobre os Direitos do Idoso, com a temática central sobre qualidade de vida, reuniu, em maio, no auditório do Museu de Ciências Naturais, campus Coração Eucarístico, o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Paulo Roberto de Sousa, representando o reitor da PUC Minas; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PP); o presidente da Comissão de Direitos Humanos da seção Minas Gerais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), Wiliam Santos; e a professora Márcia Vallone, representante do pró-reitor de Extensão, professor Wanderley Chieppe Felippe. O evento foi promovido pela PUC Minas, por meio da Pró-reitoria de Extensão e do Observatório Mineiro do Idoso, com o apoio da ALMG e da OAB-MG.

O chefe de gabinete da Reitoria ressaltou que é obrigação da Universidade colocar em pauta junto à sociedade temas de vários interesses, como o referente ao envelhecimento e direitos da população. Ele destacou o trabalho de várias décadas que a PUC Minas tem realizado nessa área, tendo o Fórum dos Idosos gerado muitos frutos à sociedade.

A professora Márcia Vallone disse que eventos como o fórum são importantes para a formação profissional, tornando o aluno mais consciente e sensível às questões do cotidiano da sociedade. “Queremos todos envelhecer. Que o País consiga promover políticas públicas nesse sentido”, disse.

Dirigindo-se à plateia do evento, formada em sua maioria por profissionais que trabalham com a temática, o deputado Dinis Pinheiro disse que eles são o valor do amor incondicional para com o próximo, com o semelhante, com os idosos. “A responsabilidade é de todos nós, principalmente dos governantes, estamos todos envelhecendo”, disse, referindo-se à necessidade da garantia e implantação dos direitos dos idosos. Dinis Pinheiro mencionou também a parceria inédita da ALMG com a PUC Minas na instalação, na Universidade, do Observatório do Idoso, que divulgará índice do idoso em Minas Gerais, o que proporcionará buscar, de forma mais fácil, respostas de ações públicas que a eles atendam.

« Volta