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Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | maio/junho 2014 - nº 10

Práticas pedagógicas e assistência jurídica em debate

Professores discutem questões do universo acadêmico durante encontro
Professores discutem questões do universo acadêmico durante
encontro

Para discutir, com mais profundidade, questões que envolvem a perspectiva acadêmica, a Diretoria Acadêmica no núcleo realiza, desde 2011, a Reunião dos Colegiados dos Cursos. O fórum funciona como um espaço para a partilha de experiências entre os colegiados, no qual são discutidas diversas questões que fazem parte do universo docente, como projetos pedagógicos, projetos de desenvolvimento institucional, novos instrumentos de avaliação, entre outras vivências acadêmicas. Nas reuniões ocorridas neste semestre, a Diretoria Acadêmica e os membros dos colegiados de cursos do núcleo debateram práticas pedagógicas e assistência jurídica.

Na 12ª reunião, que aconteceu no dia 20 de março, os professores presentes puderam conhecer melhor o trabalho do Núcleo de Assessoria Pedagógica (Nadipe) da Universidade. O diretor acadêmico, professor Odil de Lara Pinto, recebeu os professores Mariana Veríssimo e Paulo Veríssimo, respectivamente, coordenadora e membro no núcleo, cuja finalidade é ser um espaço institucional de apoio pedagógico aos professores e de articulação para a formação docente, objetivando atingir os fins do modelo educacional proposto pela Universidade.

Na reunião, os professores debateram sobre a renovação de práticas pedagógicas. “O Nadipe tem uma preocupação didático-pedagógica. O foco é a sala de aula, a relação professor-aluno, os processos avaliativos, as metodologias de ensino, as novas linguagens. São questões que o Nadipe tem se preocupado porque é uma preocupação dos professores a serviço dos quais o Nadipe está”, explicou Mariana Veríssimo, que também é coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade. O setor está instalado no campus Coração Eucarístico, prédio 6, sala 126 (telefone: 31-3399-4713).

Após a apresentação do Nadipe, foi promovida uma roda de discussão na qual professores puderam expor e discutir casos específicos, como sistema de provas e avaliações, Enade, interdisciplinaridade, uso de equipamentos eletrônicos em sala de aula, como motivar e estimular alunos do turno noturno que trabalham durante o dia e se dispersam facilmente devido ao cansaço, e a previsão da criação de grupos de trabalho, coordenados pelo Nadipe, sobre diversos temas.  

Na 13ª reunião, a última do semestre, realizada no dia 5 de maio, a convidada foi a professora Natália de Miranda Freire, consultora jurídica da Universidade, que apresentou aos professores presentes os aspectos jurídicos dos colegiados de cursos: constituição, competência e exercício do poder disciplinar no âmbito do curso. “O colegiado tem uma função muito importante em zelar pelo cumprimento do projeto pedagógico do curso. Ele é responsável pelo acompanhamento da execução do projeto pedagógico e da possível necessidade de sua alteração. Também tem grande importância na função de articular o ensino, a pesquisa e a extensão, além de atender a várias demandas dos alunos”, explicou.

Na reunião, foram tratadas questões como a reavaliação de provas e trabalhos, a apropriação de material didático do professor por meio de registros fotográficos, aplicação de advertências e suspensões e conflitos de relacionamento entre docentes e discentes. Segundo ela, é importante que questões acadêmico-pedagógicas como essas sejam resolvidas de forma consensual pelos próprios colegiados, sem que haja necessidade de se levar para o âmbito jurídico. “É muito importante a compreensão dos membros do colegiado da importância do seu papel de saber que toda a parte acadêmica é tratada nos colegiados. Apenas eventualmente ela vai a outras instâncias. A gama de matérias sobre as quais o colegiado delibera é muito vasta. É um órgão muito importante, central na Universidade”, disse.

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