Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Betim

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | maio/junho - nº 3

Incubadora Ideias: novo projeto de extensão é lançado

Professores Eugenio Batista Leite, Raoni Barros Bagno, Osvaldo Maurício de Oliveira, com Charles de Pádua, José Barboza, Antônio Silveira, Paulo Figueiredo e professor José Alberto
Professores Eugenio Batista Leite, Raoni Barros Bagno,
Osvaldo Maurício de Oliveira, com Charles de Pádua, José
Barboza, Antônio Silveira, Paulo Figueiredo e professor José
Alberto

“Uma noite para ficar na história do nosso núcleo universitário”. Com essas palavras o pró-reitor adjunto da PUC Minas em Betim, professor Eugenio Batista Leite, iniciou a fala para um auditório lotado durante o lançamento da Incubadora Ideias, projeto de extensão conduzido pela unidade. O evento, que aconteceu na noite do dia 12 de maio, reuniu autoridades municipais, empresários e comerciantes da cidade, pró-reitores, além de professores, alunos e funcionários da PUC Minas.

Na prática, a incubadora, que já tem a primeira parceira, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Betim, receberá demandas de diversos setores da sociedade (setores público e empresarial, ONGs, comunidade), a fim de, depois de diagnosticados os desafios, promover oficinas, palestras, cursos projetos específicos. Assim, as demandas poderão ser transformadas em projetos para o desenvolvimento de soluções para as demandas, envolvendo a Universidade e parceiros institucionais interessados.

Entre os convidados, o professor José Alberto Aranha, diretor do Instituto Gênesis, da PUC-Rio, que inspirou através de importantes ensinamentos, a elaboração da Incubadora Ideias. Para o professor, a PUC Minas em Betim dá um importante passo empreendedor, ao oferecer aos alunos do núcleo a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento da cidade e transformar a realidade. “Proporcionar à comunidade acadêmica a oportunidade de experimentação é poder planejar nossa vida para ter capacidade de transformá-la”, apontou.

De acordo com o coordenador do projeto e professor do Curso de Administração, Osvaldo Maurício de Oliveira, Betim apresenta cenário favorável à Incubadora Ideias. “Os crescentes índices de desenvolvimento econômico do município geram novas demandas, e por meio da Incubadora Ideias, com o envolvimento da comunidade acadêmica e parceiros externos, buscaremos soluções inovadoras para a sociedade local”, afirmou. Dessa opinião compartilha José de Oliveira Barboza, presidente da CDL Betim, primeira parceira do projeto: “A cidade está crescendo muito rapidamente e o setor comercial precisa de apoio para se desenvolver, fortalecendo a economia de nossa cidade. A parceria com Ideias será fundamental para diagnosticarmos e criarmos estratégias juntos”.

Um dos principais objetivos da incubadora é buscar o desenvolvimento econômico e social aliado à sustentabilidade. Para que isso aconteça, é importante que o conhecimento acadêmico e as práticas de produção e consumo de bens estejam em equilíbrio. Quem fala dessa simbiose é o padrinho da Incubadora Ideias, Luiz Otávio Possas Gonçalves, presidente do Grupo Vale Verde. “Se incentivamos a pesquisa, é preciso incentivar a aplicação desse conhecimento. Como padrinho da Ideias, farei o possível para incentivar o diálogo entre a academia e o setor empresarial, pois a Universidade me ajudou a crescer”, salienta Luiz Otávio.

A parceria entre Universidade e setores comerciais e empresariais gera benefícios para toda a cidade, como afirmou o prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa, que também participou do evento de lançamento da incubadora. “Desde que a PUC Minas foi instalada em Betim, percebemos o crescimento de vários setores econômicos com a vinda de estudantes de várias cidades para cá. Portanto, precisamos caminhar lado a lado, universidade e poder público, visando o desenvolvimento econômico e social de Betim”, destacou o prefeito, que também falou da vocação empreendedora da cidade. “Betim está localizada em posição geográfica estratégica e, por isso, tantas empresas se instalam aqui. A parceria com a Ideias será positiva para a população, que se beneficiará das atividades promovidas pelo projeto”.

Quem também falou sobre a importância da parceria entre a Universidade e a sociedade foi o pró-reitor de Extensão, professor Wanderley Chieppe Felippe. “A Universidade só faz sentido se estiver junto à sociedade. A comunidade acadêmica precisa estar sintonizada com o que acontece ao redor e essa é uma importante oportunidade para contribuir com o desenvolvimento da sociedade”, destacou.

A Incubadora Ideias já funciona em uma sala da PUC Minas em Betim a equipe conta com dois professores e seis alunos trabalhando diariamente na condução das atividades.

« Volta