Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | março/abril 2014 - nº 18

Grão-chanceler é nomeado membro da Congregação para as Igrejas Orientais

O grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi nomeado pelo papa Francisco, no dia 19 de fevereiro, membro da Congregação para as Igrejas Orientais.

A Congregação tem sede em Roma e é composta por um prefeito cardeal, 27 cardeais, um arcebispo e quatro bispos nomeados pelo papa. Também são membros os patriarcas e arcebispos Maiores das Igrejas Orientais e o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

A Congregação tem a função de assegurar a unidade das Igrejas orientais católicas para incentivar o crescimento, a salvaguarda dos direitos e a integridade na Igreja Católica, do patrimônio litúrgico, disciplinar e espiritual , como os de várias tradições cristãs orientais. Também tem o papel de ajudar os orientais a manterem vivas e desenvolverem as tradições mais genuínas da Igreja.

Desde 2010, Dom Walmor é referencial para os fiéis católicos de Rito Oriental residentes no Brasil e desprovidos de um representante do próprio rito.

Dom Walmor disse que se sente honrado com a confiança do papa Francisco: "Recebo esta indicação como um convite a servir mais. O trabalho nesta Congregação exigirá muito estudo e dedicação ainda maior à pesquisa para melhor auxiliar o papa Francisco na missão de promover a unidade entre as Igrejas Orientais Católicas. Também estaremos atentos ao crescimento e à integridade na Igreja, zelando pelo patrimônio litúrgico, disciplinar e espiritual das várias tradições cristãs orientais". De acordo com ele, a vivência na Congregação para a Doutrina da Fé e a experiência como bispo referencial para os católicos de rito oriental no Brasil certamente irão contribuir para este trabalho na Congregação para as Igrejas Orientais.

Com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte

« Volta