“Qualidade nos serviços prestados é obrigação. Temos que tentar chegar à excelência”. Esse é o objetivo e também o maior desafio do programa de capacitação Integrando Equipes de Trabalho para a Qualidade dos Serviços, aplicado aos funcionários do núcleo, em novembro do ano passado. Eloísa Carvalho, responsável pela área de educação e desenvolvimento corporativo da Sociedade Mineira de Cultura, é a idealizadora do programa e explica que a sua concepção partiu do diagnóstico da necessidade de acolher melhor o público que circula na Universidade, sobretudo os alunos.
“Quando formatamos o programa, vimos que não valeria a pena falar diretamente de atendimento, que precisaríamos trabalhar outras habilidades. Decidimos fazer um programa mais completo, que abrangesse todos os conteúdos que são necessários para esse relacionamento no trabalho, trazendo isso para a qualidade de serviços. Com isso, o resultado ficou muito rico”, explicou a analista de Recursos Humanos. Das habilidades necessárias para, então, se chegar à excelência na prestação de serviços, o treinamento aborda ética, comprometimento, comunicação, relações interpessoais, trabalho em equipe e atendimento, entre outros aspectos.
Com carga de 16 horas, ministradas em quatro dias, as atividades foram divididas entre palestras e conversas sobre os temas abordados e dinâmicas em grupo. O aspecto lúdico também é estimulado: entre os exercícios, os funcionários tiveram liberdade para criar, pintar, cantar, escrever e interpretar. Tudo isso com o intuito de promover reflexão sobre o ambiente de trabalho. “Precisamos oferecer um serviço de qualidade para que as pessoas queiram ficar aqui. Para que elas escolham a PUC Minas”, argumentou Eloísa Carvalho.