O projeto de extensão Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), uma parceira entre a PUC Minas e a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), existente desde 2004, será desenvolvido também no núcleo em Contagem a partir deste semestre. O projeto tem o objetivo de contribuir para a formação política e cidadã dos estudantes de ensino médio, da rede pública e privada, por meio da vivência de práticas junto aos legislativos municipais e estadual. Esses alunos estudam temas pré-escolhidos e, depois de debates, encaminham suas proposições aos órgãos legislativos. A cada ano um tema é definido para os trabalhos. Em 2014, as atividades discutirão Envelhecimento e Qualidade de Vida.
O PJ Minas, que em 2013 contou com a participação de quase mil estudantes de 18 municípios mineiros, pretende envolver neste ano, mais de dois mil alunos de 30 municípios, sendo Contagem um deles. A proposta de parceria com a PUC Minas em Contagem partiu do vereador Eduardo Sendon (PSDB), vice-presidente da Câmara Municipal de Contagem, que sugeriu a participação do núcleo na viabilização do projeto no município, em reunião com o pró-reitor adjunto do núcleo universitário, ocorrida no mês de dezembro.
O projeto começará a ser desenvolvido na unidade em março, sob a coordenação da professora Júlia Calvo, do Curso de Direito, e envolverá a participação de professores e alunos de todos os cursos ofertados no núcleo.