Na manhã do dia 7 de dezembro, a Unidade São Gabriel receberá 800 crianças da comunidade Beira Linha para o Natal PUC Minas, que participam de atividades educativas e da Rua de Lazer do Sesc, o Serviço Social do Comércio, parceiro do evento. Ao final, as crianças recebem os presentes que pediram nas cartas ao Papai Noel. O Natal só é possível devido ao envolvimento de voluntários, funcionários e professores que fazem o evento acontecer. Além da adoção de cartas, que acontece durante o mês de novembro, as pessoas envolvidas na organização começam a trabalhar em outubro para que tudo ocorra bem. “Dividimos os voluntários em equipes que cuidam do relacionamento com parceiros, divulgação, alimentação para as crianças, adoção dos presentes”, explica Frei Mário Taurinho, coordenador da Pastoral na unidade. “Temos também as mais de cem pessoas entre alunos, funcionários, professores e voluntários externos que estão conosco no dia do evento, acolhendo as famílias e nos ajudando na organização”.
Como participar
As pessoas que adotaram as cartinhas podem participar como voluntários e entregar os presentes à criança adotada, no dia do evento. Além da doação de brinquedos, material escolar, cesta básica, roupas e do trabalho voluntário no dia do evento, são bem-vindas contribuições para que o evento seja mais lúdico para as crianças, como a doação de doces, lanches, adereços de decoração e também a participação de animadores ou prestadores de serviços na área de lazer, saúde, educação e beleza. Os interessados em colaborar podem procurar a recepção do prédio H ou ligar para (31) 3439-5252.
Instituições participantes
Além da mobilização da comunidade pelos líderes comunitários que fazem o importante papel de gerenciar as cartinhas, crianças de quatro instituições beneficentes carentes da região participam: Creche Três Porquinhos, Projeto Providência, Centro Social de Apoio à Criança e Adolescente e Creche São José.
Também serão disponibilizadas cartas das 86 crianças atendidas pelo Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus. Voluntários visitam o Núcleo Assistencial para a entrega das doações, já que as crianças não têm condições de se deslocar até a unidade e participar das atividades.