A Unidade São Gabriel iniciou o semestre com a renovação de alguns espaços. O prédio C recebeu pintura nova, e a Agência Beta e o espaço para Práticas Empresariais do Curso de Administração ganharam nova localização. Essas mudanças são parte dos investimentos que têm sido feitos na unidade desde setembro de 2012 para melhoria das instalações e maior conforto de alunos e professores.
Além da pintura, o prédio C recebeu novo piso no 1º andar e nas escadarias, pintura dos corredores, revitalização de estruturas metálicas, remoção de infiltrações e troca de ventiladores. Todos os prédios receberam novas réguas de tomadas para facilitar o uso de notebooks por alunos em sala de aula. Além disso, estão sendo feitas obras de acessibilidade.
Novos espaços
A Beta, agência de Comunicação Integrada, já está funcionando em novo espaço no prédio L, onde se situava o laboratório de áudio. A agência ganhou mais espaço e conforto para que os alunos, orientados pelos professores responsáveis, coloquem em prática os conhecimentos da sala de aula. A Beta oferece serviços diversificados, entendendo a comunicação de uma forma completa, com o desenvolvendo de sites, anúncios, brindes e trabalhando no planejamento de comunicação e assessoria de imprensa. A Beta atende os cursos da unidade e as demandas de projetos de extensão e de pesquisa da Universidade. A agência não cobra por seus serviços, por isso pode desenvolver, eventualmente, atividades destinadas a projetos externos que não visem o lucro e que prestem serviços relevantes à comunidade, explica a coordenadora, professora Viviane Maia.
Núcleo de Práticas Empresariais
Houve mudança também da sala utilizada pelo Núcleo de Práticas Empresariais e Empreendedorismo (Nuprem), que simula ações administrativas de uma empresa no Curso de Administração. O Nuprem funciona agora na sala 106 do prédio L.
A disciplina Práticas Empresariais, antiga Empresas Simuladas, oferece aos alunos a oportunidade de operar empresas fictícias no mundo virtual, vivenciando todas as dificuldades das organizações reais na negociação de serviços e produtos. Elas obedecem às normas da legislação em vigor, utilizam documentações e formulários similares aos oficiais e dispõem de todos os departamentos que uma empresa real necessita. Para que os “empresários” sejam aprovados no fim do semestre, a empresa precisa apresentar lucro.
Acessibilidade
Estão em andamento adaptações em toda a unidade para melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência. Estão sendo realizados tratamento das calçadas, instalação de piso direcional em toda a extensão das calçadas para deficientes visuais, além da demarcação de rota para cadeirantes.
Como parte do projeto de adaptação dos espaços, já foram sinalizados os elevadores, presentes em todos os prédios, instalados, em braille, painéis de controle dos elevadores e bebedouros, adquiridas carteiras para alunos cadeirantes, sinalizadas mesas nas cantinas e demarcadas 24 vagas nos estacionamentos.
As adaptações dão continuidade ao trabalho permanente da PUC Minas com o objetivo de garantir a permanência o mais confortável e produtiva a seus alunos, professores e funcionários. O Núcleo de Apoio à Inclusão, criado em 2004, desenvolve um trabalho pioneiro nas universidades brasileiras com o objetivo de facilitar a inclusão de alunos com deficiências de qualquer natureza.