Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta do Barreiro

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | setembro/outubro 2013 - nº 6

Artigo publicado em livro histórico

Professor Paulo Agostinho é também membro do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião
Professor Paulo Agostinho é também membro do Programa de
Pós-graduação em Ciências da Religião

Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso na Arquidiocese de Belo Horizonte é o título do artigo de autoria do diretor acadêmico da unidade e membro do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, professor Paulo Agostinho Nogueira Baptista, e do coordenador do Anima PUC Minas, professor Carlos Frederico Barboza de Souza, que integra o primeiro volume da coleção História da Arquidiocese de Belo Horizonte, intitulado A Arquidiocese de Belo Horizonte e a Contemporaneidade, lançada pela Editora PUC Minas no dia 6 de agosto, no campus Coração Eucarístico. Os organizadores da obra são o professor Caio César Boschi, do Departamento de História, e o frade agostiniano Luiz Antônio Pinheiro, professor de Patrística e História do Cristianismo na Universidade.

Com textos de apresentação do grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, do reitor da Universidade e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e do professor Caio César Boschi, a obra contém 308 páginas. Assinam os outros textos, além de Paulo Agostinho Nogueira Baptista e Carlos Frederico Barboza de Souza, os professores Luiz Antônio Pinheiro, OSA, João Batista Libânio, Roberlei Panasiewicz, Mauro Passos, Flávio Augusto Senra Ribeiro e Pedro Ribeiro de Oliveira, seguidos de anexos sobre a linha do tempo da Arquidiocese e de municípios abrangidos (jurisdição eclesiástica).

Os próximos nove volumes da coleção, que serão lançados a cada ano, até o centenário da Arquidiocese de BH no ano de 2021, com a publicação de volume fotográfico sobre a data, versarão sobre a Arquidiocese e temas como evangelização; laicato; vida consagrada; instituições vinculadas; presença pública, social e política da instituição; os presbíteros; e bispos e arcebispos. O objetivo da coleção é lançar olhar perscrutador sobre o passado, a atual realidade e o futuro da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Mais informações: (31) 3319-9904 ou e-mail divulgacao@pucminas.br.

« Volta