A integração da Universidade com empresas da área de Tecnologia da Informação já apresenta resultados na unidade São Gabriel. As startups, empresas nascentes na área de TI, instaladas no Microsoft Innovation Center (MIC BH), apresentam experiências de sucesso. O MIC BH acolhe as startups em programas de mentoring. O apoio consiste em possibilitar o acesso às tecnologias específicas da indústria-alvo. As empresas participantes recebem capacitação e orientação técnica e de negócios.
Segundo o coordenador do MIC BH, professor Sandro Jerônimo de Almeida, “a startup é um modelo de empreendedorismo no qual os empreendedores não visam apenas vender um produto para uma empresa, mas fazer um produto de sucesso em escala mundial”.
Gilson Vilela, do 8º período de Engenharia de Computação, é dono de ideias inovadoras. Uma delas se transformou no aplicativo para smartphones Passa Régua, que facilita a divisão da conta do bar entre amigos. Com o sucesso do aplicativo, novos projetos surgiram e, dentre eles, está uma plataforma direcionada à área de educação e treinamento de empresas que tenham interesse em ofertar conteúdos por meio de dispositivos móveis. Com este projeto, a startup Ioasys foi a primeira colocada da etapa de Minas Gerais do concurso de Startups Brasil/Reino Unido, neste ano. Segundo Vilela, por intermédio da parceria firmada com o MIC, a Ioasys consegue entender melhor situações do mercado e ter acesso a ferramentas essenciais para a criação destes trabalhos.