A partir deste semestre, a PUC Minas incorpora à relação de projetos de Extensão da Unidade São Gabriel a orquestra de flautas Sonoro Despertar. Criada em 2000, a orquestra é formada por 150 crianças e adolescentes, a partir dos seis anos de idade, da região Nordeste de Belo Horizonte nos bairros Eymard, Maria Goretti, São Marcos, Ipê, União e Alvorada. É um projeto sociocultural que busca proporcionar a transformação social e inclusão social por meio da música. Já passaram pelo projeto mais de 500 crianças e adolescentes.
Para garantir a continuidade do trabalho, atualmente faz parte do corpo técnico-administrativo da PUC Minas a equipe de profissionais que compõem a orquestra. A Universidade também passa a desenvolver trabalho de acompanhamento psicossocial das crianças e adolescentes, por intermédio de projeto de extensão coordenado pela professora do Curso de Psicologia Márcia Mansur, com o apoio de estagiários extensionistas. A orquestra é ainda um rico campo de estágio, pesquisa e extensão para discentes e docentes da Universidade.
Ao longo dos anos, o projeto Sonoro Despertar se consolidou e tem sido reconhecido por seu grande valor educativo em muitos âmbitos culturais de BH. Dentre as apresentações realizadas, está uma homenagem, às candidatas ao Prêmio Nobel da Paz Zilda Arns e à Pastoral da Criança, realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte, e às Bodas de Ouro da Biblioteca Municipal Luiz de Bessa.