Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | março/abril de 2013 - nº 16

Setenta anos do Instituto de Ciências Humanas

Durante a missa em ação de graças pelos 70 anos do Instituto de Ciências Humanas, realizada no dia 15 de março, no campus Coração Eucarístico, Dom Mol lembrou que o ICH nasceu bem antes da Universidade e que essa data representa uma história longa, na qual muitas coisas foram ditas, muitas vidas passadas, muitas atividades realizadas e muitas pessoas envolvidas. "Gente que chegou pequena e se tornou grande e importante", disse. Ele ressaltou ainda a importância das Ciências Humanas: "Não há como imaginar a evolução e a sociedade sem pessoas preparadas nessas áreas".

Dom Mol finalizou seu discurso dizendo que devemos repensar a nós mesmos e nos redescobrirmos necessitados das Ciências Humanas para que ela seja estendida a muitas outras pessoas. "Celebrar todos esses anos do ICH significa celebrar a esperança de mãos dadas para se redescobrir", concluiu. Participaram da celebração, membros da administração superior, funcionários, professores e alunos da Universidade.

Outra atividade que pretendeu, simbolicamente, repetir os acontecimentos que há 70 anos deram início às atividades de fundação do ICH foi a aula inaugural com Iria Brzezinski, professora titular da PUC Goiás, versando sobre a temática da formação de professores para o mundo contemporâneo.
Em 15 de março de 1943, com uma aula inaugural, dava-se o início da faculdade que, desde sua criação, tem como propósito a formação de professores, ressaltou a diretora do ICH, professora Carla Ferretti Santiago.

« Volta