Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | março/abril de 2013 - nº 16

Fórum mobiliza instituições de ensino superior católicas

Dom Walmor destacou a necessidade de empenho para o fortalecimento da identidade católica das IES
Dom Walmor destacou a necessidade de empenho para o
fortalecimento da identidade católica das IES

No encerramento do IV Fórum das Instituições de Ensino Superior Católicas, promovido no campus Coração Eucarístico pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), de 20 a 22 de março, o reitor, professor Dom Joaquim Mol, ressaltou a necessidade de empenho para o fortalecimento da identidade católica dessas IES. O encerramento teve a presença da vice-reitora da Universidade, professora Patrícia Bernardes, e de dirigentes de universidades e centros universitários católicos. O evento, que teve a temática central Fraternidade e Juventude Universitária, foi preparatório para o Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC), que a PUC Minas sediará de 18 a 21 de julho, no campus Coração Eucarístico.

O reitor da PUC Minas, que também é presidente da Comissão Pastoral Episcopal para Educação e Cultura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lembrou que “uma boa IES católica tem que ser, em primeiro lugar, uma instituição de qualidade. Não nos é permitido levar adiante uma instituição que não ofereça qualidade de seu serviço, este que é sagrado para formar profissionais, de educar pessoas para a vida, para fazerem um mundo melhor”, disse Dom Mol.

Abertura

Já na abertura do evento, o grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, afirmou que cada Instituição de ensino superior católica é um instrumento indispensável para que a Igreja sirva, ensine o Evangelho e encontre caminhos. “Sem a Universidade, sem a PUC Minas, haveria um déficit de diálogo com a sociedade, do serviço, sobretudo na formação dos cidadãos.”

Também participaram da abertura do evento, com a presença de dirigentes dessas instituições e de entidades da área, o diretor da Anec e reitor da Universidade Católica Dom Bosco, pe. José Marinoni; o presidente da Câmara de Ensino Superior da Anec, Irmão Frederico Unterberger, e o presidente Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), do Conselho Superior da Anec e reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Therezio Amado.

Dom Walmor classificou o CMUC de uma grande responsabilidade e oportunidade, "porque precisamos encontrar caminhos e forças para reforçar a importância da educação católica para a sociedade e no âmbito do governo brasileiro".

« Volta