Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | março/abril de 2013 - nº 16

Representantes do Education USA e da Embaixada dos EUA visitam a Universidade

Prof. Paulo Roberto, com integrantes da administração superior, recebe representantes do Education USA e da Embaixada dos EUA
Prof. Paulo Roberto, com integrantes da administração
superior, recebe representantes do Education USA e da
Embaixada dos EUA

Representantes do Education USA, mantido pelo Departamento de Estado Norte-americano, se reuniram no dia 19 de abril, com integrantes da Administração Superior da PUC Minas, para propor a criação, dentro da Universidade, de um escritório para fomento, entre instituições norte-americanas e mineiras, nas áreas de graduação, pesquisa, extensão e intercâmbio. A PUC Minas é a primeira instituição de ensino superior no Estado a ser procurada pelo Education USA. Já existem outros centros no Brasil, sendo cinco em universidades brasileiras, como a PUC-Rio e a Universidade de Fortaleza (Unifor), que já sediam tal iniciativa. A proposta ainda será debatida internamente pela PUC Minas.

Aliada a essa iniciativa, a Embaixada dos Estados Unidos abrirá um consulado em 2014 em Belo Horizonte, disse a consulesa dos Estados Unidos em Minas Gerais, Merry Miller, presente à reunião. Após o encontro, os representantes norte-americanos e a Assessoria de Relações Internacionais da PUC Minas (ARI) se reuniram com estudantes, no auditório do Museu de Ciências Naturais, para explicar o papel da Education USA e do próprio consulado no apoio a estudantes brasileiros em programas de intercâmbio entre os dois países. 

Participaram da reunião no campus Coração Eucarístico, entre outros representantes do Education USA e da Embaixada dos EUA, os professores Paulo Roberto de Sousa, chefe de Gabinete da Reitoria, representando o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; os pró-reitores de Graduação, Maria Inês Martins, de Pesquisa e de Pós-graduação, Sérgio de Morais Hanriot, e de Extensão, Wanderley Chieppe Felippe; a coordenadora da ARI, professora Rita Louback; a professora Júnia Miranda de Carvalho, assessora da Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação, e outros integrantes da ARI.

O professor Paulo Roberto de Sousa reiterou o interesse da Universidade em estreitar laços e promover parcerias com instituições estrangeiras para o fortalecimento do processo de internacionalização da PUC Minas. “A Universidade, que tem 65 mil alunos em nove campi e unidades, se interessa fortemente por parcerias com as melhores universidades do mundo, uma oportunidade de também colaborarmos com outras instituições”, disse o chefe de Gabinete da Reitoria.

« Volta