Inovação é a tônica dos novos tempos. Cada vez mais as empresas investem em novos projetos e soluções. Atento às novas demandas do mercado de trabalho, o Centro de Inovação Microsoft (MIC BH), sediado na Unidade, passa a oferecer em seu portfolio soluções inovadoras para empresas e programas acadêmicos. Merece destaque no portfolio o Programa de Inovação, que visa a diferenciação de serviços, produtos ou processos. Entre as vantagens, está o desenvolvimento de tecnologia alimentado pela rede de interações Universidade-Empresa-Sociedade. As principais linhas de pesquisa do Centro de Inovação são nas áreas de recuperação da informação, processamento digital de imagens, inteligência computacional e artificial, redes de comunicação de dados e computação móvel, otimização de sistemas, métodos para apoio à tomada de decisão e informática social.
“A partir das linhas de pesquisa, é grande a possibilidade de aplicação das soluções em quase todas as áreas do conhecimento. Alguns exemplos são a aplicabilidade em sistemas embarcados para carros, segurança residencial e softwares para exames e cirurgias”, explica o coordenador do MIC BH, professor Sandro Jerônimo de Almeida.
As empresas podem demandar também treinamentos personalizados elaborados a partir das limitações indicadas pela própria empresa, provas de conceito em que são avaliadas as novas tecnologias Microsoft, reduzindo o tempo de adoção de ferramentas e tecnologias e alugar infraestrutura para realização de eventos e cursos.
Projetos de sucesso
Inaugurado em maio de 2009, o MIC já alcançou diversos resultados. O programa Students to Business (S2B) já capacitou 313 jovens interessados em seguir carreira na área de Tecnologia da Informação (TI). Desses, 44% conseguiram emprego durante ou após a participação no programa. Em 2011, duas startups, empresas nascentes, foram premiadas na competição Sua Ideia Vale 1 Milhão. Cada startup teve 30% do seu valor de mercado adquirido pelo Grupo BuscaPé. Com isso, os empreendedores receberam R$300 mil para investir no negócio. Após quase um ano de atuação no MIC, o estudante de Ciência da Computação Marden Batista foi selecionado, depois de diversas etapas, para estagiar por um semestre na Microsoft, nos Estados Unidos, na área de desenvolvimento de software. “Esse estágio de ‘verão’ foi uma experiência única. Tive a oportunidade de trabalhar com profissionais renomados da Microsoft”, comemora Marden.
O MIC é uma parceria entre a PUC Minas, a Microsoft e a empresa de tecnologia da informação BHS e tem o objetivo de fomentar o uso de tecnologias de ponta pelas empresas da região e oferecer capacitação profissional, além de estimular a indústria local de software.