A Diretoria de Recursos Humanos da Sociedade Mineira de Cultura (SMC) está realizando, até dezembro, a terceira edição do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG), direcionada à formação de gestores técnico-administrativos da PUC Minas. Nesta edição, participam 50 pessoas de diversas unidades da Universidade. Segundo a analista de Recursos Humanos, responsável pelo setor de Educação e Desenvolvimento Corporativo da SMC, Eloisa Carvalho, o objetivo da iniciativa é desenvolver os gestores, de forma continuada, visando atender às necessidades estratégicas da Universidade.
As aulas são ministradas, às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, no campus Coração Eucarístico, por professores da Universidade. Também há a participação de palestrantes externos para alguns temas específicos.
O curso é dividido em cinco módulos: Gestão de Pessoas; Gestão de Processos; Estratégia e Gestão de Negócio; Gestão Financeira e de Custos e Gestão de Mudanças.
Ao final do curso, os gestores deverão apresentar um projeto que identifique e proponha uma solução para problemas nos setores aos quais estejam vinculados ou para a Universidade como um todo. Os trabalhos serão apresentados a uma banca de professores e membros da Administração Superior que tenham interesse pela temática abordada.
“É uma oportunidade de conhecer os processos da Universidade e compreender melhor o papel dos setores e seus gestores”, avalia Solange Listgarten Souza, gestora do Recursos Humanos. Além de Solange, também participam do curso os funcionários Allysson Soares Vieira e Yalee Diamantino.
Desenvolvimento de competências
A fim de auxiliar no aperfeiçoamento de habilidades vinculadas às estratégias da SMC, da PUC Minas e das unidades do Colégio Santa Maria, de outubro a dezembro, também está sendo oferecido o Programa de Desenvolvimento de Competências (PDC) a integrantes do corpo técnico-administrativo indicados pelos gestores de cada setor. A programação inclui ciclo de palestras, oficinas e exibições de filmes. Estima-se a participação de 80 a 100 funcionários em cada uma das atividades. A primeira foi agendada para 21 de outubro.
Como não haverá inscrições, é importante que os funcionários interessados conversem com seus gestores para que sejam definidas as indicações.