Cerca de 500 jovens de várias escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte estão sendo capacitados para o mercado de trabalho no Núcleo Inove do Plug Minas, inaugurado em março deste ano no bairro Horto, Região Leste da Capital, por meio de parceria entre o governo do Estado, Usiminas e a PUC Minas. O evento contou com a participação do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, do governador Antonio Anastasia, do presidente da Usiminas, Wilson Brumer, secretários e membros do Estado, do pró-reitor adjunto, professor Miguel Alonso de Gouvêa Valle, professores da Universidade, alunos e pais de alunos do Inove.
Projeto de extensão da Unidade São Gabriel, o Inove oferece aulas de programação, desenho 2D e tecnologia de jogos, mesclando o conteúdo necessário à criação de games a elementos lúdicos, ministradas por alunos do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais. Para subsidiar o contato dos alunos com a bibliografia, o curso de Letras da Universidade oferece oficinas de leitura e interpretação de textos técnicos da área, em inglês. Mas a formação não é somente técnica. Com oficinas ministradas pelo Curso de Psicologia, são trabalhados com os jovens temas como bullying, relação entre pais e filhos, sexualidade, conscientização contra drogas, dicas de higiene e saúde, entre outros. O Núcleo conta com biblioteca, seis salas de aula, sala multimeios e quatro laboratórios de informática equipados com softwares da área, como Flash e Gimp, com dez turmas durante a tarde e outras dez à noite.
O Núcleo Inove é coordenado pela professora Michelle Nascimento, do Curso de Engenharia de Computação, e tem como mentor o professor Marcelo Souza Nery, coordenador do colegiado do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais.
Durante a inauguração, o reitor da PUC Minas enfatizou a importância do estabelecimento de parcerias. Lembrou que a Universidade desenvolve, no Estado, cerca de 200 projetos com a participação de outras instituições. “O Plug Minas é um projeto preocupado, acima de tudo, com o desenvolvimento do ser humano”. O governador Antonio Anastasia também ressaltou a participação do governo no progresso da ação. “É um projeto muito bonito e que fico muito entusiasmado de ver. Isso mostra o compromisso do Governo de Minas com o seu prosseguimento e a importância dele para permitir que esses novos jovens mineiros tenham mais alternativas e mais oportunidades”. O presidente da Usiminas, Wilson Brumer, disse que o Núcleo Inove consegue agregar vários pontos positivos, como a preparação para a exigência do mundo dos negócios. Ele lembrou que o nome Inove diz respeito à inovação, uma mensagem para que os jovens se preparem para um mercado cada vez mais exigente.