Aconteceu, na PUC Minas Contagem, no dia 10 de agosto, uma ação de doação de sangue em parceria com o Hemominas. A iniciativa foi realizada no Prédio 2 e, ao todo, foram realizadas 43 coletas, sendo 39 para doações. Toda a comunidade universitária participou da iniciativa: alunos, funcionários e professores.
De acordo com o Hemominas, em Minas Gerais, apenas 2% da população doam sangue. A transfusão sanguínea se faz necessária em alguns casos de urgências e emergências, cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas. Dessa forma, o procedimento de doação de sangue precisa ser seguro, adotando critérios básicos para avaliar se a pessoa está apta. Os orgãos responsáveis por estabelecer esses critérios são o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Doar sangue é um ato de solidariedade e de amor ao próximo. A PUC Minas Contagem muito se orgulha desta parceria com o Hemominas, que oportuniza esta possibilidade para os membros de nossa comunidade universitária”, afirma o Pró-reitor Adjunto do Campus Contagem, Prof. Dr. Martinho Campolina Rebello Horta.