Newsletter da Reitoria
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Agosto e Setembro de 2023 - nº 45


Reitor participa do Encontro de Funcionários da PUC Minas Virtual

Guilherme Simões
O Reitor fez votos para que a Unidade siga evoluindo ao longo do tempo
O Reitor fez votos para que a Unidade siga evoluindo ao
longo do tempo

O Encontro de Funcionários da PUC Minas Virtual, que celebra o 2º semestre de 2023, aconteceu no dia 23 de agosto, no auditório 3 do Campus Coração Eucarístico. O Reitor da Universidade, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, citou uma teoria da Psicologia que fala que os seres humanos mudam até os 25 anos e desejou que a Virtual, que tem 24 anos de existência, nunca pare de se transformar, já que o ambiente universitário é constantemente transformado pela educação. “Sempre é tempo de mudança. Que nós tenhamos sempre esse espírito inovador”.

Fundada em 1999, a PUC Minas Virtual é a unidade da Universidade dedicada à educação a distância (EAD). A unidade oferta 27 cursos de graduação, sendo seis bacharelados, uma licenciatura e 20 tecnólogos; 69 cursos de pós-graduação lato sensu; e 47 cursos de atualização de curta duração. Ao todo, são mais de 50 mil alunos. A unidade também é responsável pelas disciplinas virtuais e semipresenciais dos cursos de graduação presenciais.

Para dar conta dessa estrutura, 177 funcionários e 209 docentes se dividem entre os diversos setores acadêmicos e administrativos. “É uma alegria ter uma equipe tão grande e brilhante, não à toa foi premiada com três notas 5”, pontuou a Prof.ª Dr.ª Sara Pimenta Resende, Diretora Acadêmica da PUC Minas Virtual, referindo-se às avaliações dos cursos de Gestão Comercial, Gestão Financeira e Gestão em Recursos Humanos, avaliados este ano pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima. Após a exibição do vídeo institucional da Unidade, a professora apresentou a sua estrutura, listando os setores e suas funções e equipes. Ela também destacou que os funcionários foram fundamentais para o funcionamento da Universidade durante a pandemia. “Essa equipe conseguiu colocar a PUC Minas no ar em pouquíssimos dias. Apesar de numerosa, a equipe é enxuta pelo volume de trabalho que a gente tem, mas todos trabalham com muita satisfação e orgulho de ter a PUC Minas Virtual tão bem avaliada, tanto pelo mercado quanto pelos instrumentos oficiais de avaliação”, lembrou.

O Pró-reitor Adjunto da PUC Minas Virtual, Prof. Carlos Barreto Ribas, pontuou que as demandas da Unidade se diferem das demais realizadas na Universidade, justamente por funcionar em uma lógica totalmente virtual – e desafiadora. “Nosso funcionamento, as tarefas e o dia a dia são diferentes, e os desafios também são”, disse, ao destacar que a Virtual trabalha com a ideia de flexibilidade de tempo e de espaço, o que abre um novo mundo pela frente, mas exige um novo modo de pensar. Para isso, é necessário focar na interatividade, que permite que funcionários e professores e tornem próximos dos alunos, mesmo que distantes. “É uma enorme responsabilidade com essa multidão de pessoas que, de certa forma, acredita na Universidade”, afirmou. Ele também destacou a importância de entender os avanços da inovação tecnológica. “Nós não a dominamos, todo dia ela vai acontecendo e temos que dar conta desses acontecimentos, acompanhar as inovações porque assim funciona nosso dia a dia. E graças a Deus que temos inovação tecnológica porque isso ajuda a sociedade ir para frente e tudo mais. É uma lógica de trabalho que nos desafia, realmente é um trabalho complexo, manter a qualidade e a satisfação”, refletiu.

A programação contou com um momento cultural, com a apresentação do Quarteto de Cordas, que se apresentou sob a regência do maestro Daniel Augusto Oliveira Machado, Doutor em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

« Volta