Newsletter da Reitoria
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Agosto e Setembro de 2023 - nº 45


Universidade lança a plataforma para egressos Filhos da PUC

Guilherme Simões
A professora Evanilde apresentou as ferramentas do programa Filhos da PUC
A professora Evanilde apresentou as ferramentas do programa
Filhos da PUC

O novo programa de relacionamento de egressos, Filhos da PUC, foi lançado no dia 30 de agosto, no Teatro São João Paulo II, Campus Coração Eucarístico. A cada semestre, dois mil novos Filhos da PUC são formados na Universidade, que têm um espaço exclusivo digital para graduados. O evento de lançamento contou com a presença do Reitor, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva; do Secretário de Comunicação, Prof. Dr. Mozahir Salomão Bruck; da Diretora da PUC Carreiras, Prof.ª Dr.ª Evanilde Maria Martins; e a Prof.ª Dr.ª Luciana Lemos de Andrade, representando o Pró-reitor de Graduação, Prof. Eugênio Batista Leite.

“A PUC Minas é uma mãe. Seus filhos têm seu DNA, que é a competência profissional e formação humanista pelo caráter pontifício católico”, afirmou o Reitor. Este caráter, segundo ele, conta com o olhar de transformação, a ciência do papel da educação na vida do ser humano e o cuidado com o meio ambiente, seguindo os ensinamentos de Papa Francisco sobre a ecologia integral. “Como mãe, a PUC Minas dá a herança, que é a excelência e a competência Ser Filho da PUC é um privilégio e faz com que sejamos diferenciados na sociedade”, completou.

Sobre o programa de egressos, o Prof. Dr. Mozahir Salomão Bruck apontou que, se pudermos lançar o olhar para daqui a 10 ou 15 anos, “com certeza estaremos orgulhosos com as bases que estão sendo lançadas, não hoje, mas que estão ganhando uma dimensão estratégica em função de um trabalho que a PUC Minas historicamente desenvolveu”. O Secretário de Comunicação ainda elucidou sobre a importância de estender os braços extramuros aos graduados. “Eu não conheço nenhuma universidade que possa trabalhar o sentido de excelência sem acolher devidamente seus egressos”, concluiu.

A Prof.ª Dr.ª Evanilde Maria Martins, que é Diretora da central de serviços de carreiras da Universidade, afirmou que o acompanhamento de egressos está no plano pedagógico da PUC Minas, e que o Filhos da PUC faz parte da missão desenhada pela PUC Carreiras. “Devemos acompanhar os alunos e egressos durante toda a sua trajetória acadêmica, promover a formação de um profissional ético e comprometido com o bem comum e facilitar sua inserção nas diversas oportunidades de trabalho” disse. Ela discorreu sobre a Universidade estar alinhada com os novos tempos, promovendo um processo integrado de aprendizado e formando profissionais capazes de responder a demandas sociais. “A PUC Minas é uma casa onde seus filhos poderão retornar sempre que for necessário para o seu desenvolvimento pessoal e profissional”, concluiu. Na ocasião, ela também apresentou a plataforma e contou que 42 mil egressos já estão cadastrados. Todos que formaram a partir de 2017 já estão inseridos no programa. Quem se graduou antes de 2017, terá que fazer a inscrição manual. Todas as informações sobre o cadastro estão disponíveis no site.

“Este é mais um momento de reafirmar o compromisso da PUC Minas com a sociedade, promovendo a formação de profissionais que farão a diferença e, acima de tudo, a formação de seres humanos cientes do seu compromisso com o mundo”, disse a Prof.ª Dr.ª Luciana Lemos de Andrade. “Todos nós sabemos o que é ser filho da PUC, tanto no mercado de trabalho quanto no coração”, concluiu.

Durante o evento de lançamento, foi exibido um vídeo com depoimento de três gerações de Filhos da PUC. Eva Alves Martins, ingressou na Universidade para cursar Serviço Social em 1973. Sua filha, Evamar Alves Martins Leopoldino, entrou para o mesmo curso em 1980. A neta, Ana Luiza Alves Leopoldino, ingressou em Odontologia na PUC Minas em 2013, seguindo os passos da avó, da mãe e do pai, que também fez Odontologia na PUC Minas.

« Volta