Newsletter da Reitoria
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Março e Abril de 2023 - nº 43


Reitor da PUC Minas participa de Comissão nomeada pelo Papa

Vatican Media
Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva é o único representante brasileiro na Comissão Bíblica
Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva é o único
representante brasileiro na Comissão Bíblica

O Reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, regressou de uma assembleia da Pontifícia Comissão Bíblica, órgão pertencente à Congregação para a Doutrina da Fé, no Vaticano. A Comissão é formada por 20 professores de vários países e Pe. Luís Henrique Eloy e Silva é o único representante brasileiro. O Reitor da PUC Minas cumpre seu segundo período consecutivo de trabalho junto à Comissão. Sua primeira nomeação, pelo Papa Francisco, ocorreu em 2014.

Na manhã da quinta-feira, 20 de abril, o Papa Francisco recebeu a Pontifícia Comissão Bíblica. O sumo pontífice comentou o tema em discussão, A doença e o sofrimento na Bíblia. O Papa destacou que o tema vem de encontro a preocupações que também são suas, sobre o pensamento moderno a respeito da doença e da finitude, que são frequentemente vistas como um incômodo que deve ser minimizado. Francisco também destacou que, enquanto o homem do Antigo Testamento vive sua doença com seus pensamentos constantemente voltados para Deus, no Novo Testamento, com a presença de Jesus, o Filho que revela o amor do Pai, sua vida é marcada em grande parte precisamente pelo contato com os enfermos. “O homem bíblico sente-se convidado a enfrentar a condição universal da dor como um lugar de encontro com a proximidade e compaixão de Deus, o bom Pai, que com infinita misericórdia toma conta de suas criaturas feridas para curá-las, levantá-las e salvá-las. Assim, em Cristo também o sofrimento se transforma em amor e o fim das coisas deste mundo se torna esperança de ressurreição e salvação”, proferiu o Papa.

Francisco destacou um último aspecto da experiência da doença: a solidariedade. “ela (a doença) nos ensina a viver a solidariedade humana e cristã, segundo o estilo de proximidade, compaixão e ternura de Deus. A parábola do Bom Samaritano nos lembra que se dobrar sobre a dor dos outros não é uma escolha opcional para o homem, mas sim uma condição inalienável, tanto para sua plena realização como pessoa, quanto para a construção de uma sociedade inclusiva verdadeiramente orientada para o bem comum”, concluiu o Papa.

Nas palavras de Pe. Luís Henrique “o Papa nos recebeu, como sempre o faz, com muita atenção e cordialidade, e nos recordou a importância dos estudos bíblicos para a vida da Igreja, frisando, como fizera em outra ocasião, a necessidade de homilias biblicamente bem fundamentadas para a adequada formação dos fiéis. Alegrou-se com a presença de mulheres em nossa Comissão e falou da importância do olhar feminino nas várias dimensões de decisão da vida eclesial”. Quando se despediu do Santo Padre, Pe. Luís Henrique pediu uma bênção para o Brasil e o papa a concedeu.

 

A Comissão Bíblica

                                                                                                                                                        Vatican Media

 

                A Pontifícia Comissão Bíblica foi recebida pelo Papa Francisco

 

O presidente da Comissão Bíblica é o cardeal prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e seus membros provêm de várias escolas e nações e distinguem-se por sua dedicação à ciência e ao sentir católico, no que diz respeito ao magistério eclesiástico.

O último estudo da Comissão Bíblica foi publicado em 2019 sob o título O que é o homem? - Um itinerário de antropologia bíblica. Neste momento, a Pontifícia Comissão Bíblica dedica-se ao estudo do tema doença e sofrimento na Bíblia.

O organismo hoje conhecido como Pontifícia Comissão Bíblica foi constituído pelo Papa Leão XIII, em 1902. O Sumo Pontífice atribuiu à nova instituição a tríplice tarefa de promover com eficácia entre os católicos o estudo bíblico; de contrastar, com meios científicos, as opiniões erradas em matéria de Sagrada Escritura; de estudar e iluminar questões debatidas e problemas emergentes em campo bíblico.

A Comissão Bíblica organiza a própria Assembleia plenária a cada ano, na segunda semana após a Páscoa, acerca de um argumento previamente escolhido pelo Papa.

« Volta