A Faculdade Mineira de Direito recebeu o procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, para a aula inaugural do semestre. O evento, cujo tema foi Autocomposição de conflitos e segurança pública: o papel do Ministério Público na construção de soluções, aconteceu no dia 13 de março, no Teatro São João Paulo II, Campus Coração Eucarístico.
O Reitor, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, elucidou a importância da temática e como corrobora pelo desejo da Universidade de primar pela excelência. A Profa. Dra. Wilba Lúcia Maia Bernardes, diretora da FMD, enfatizou a relevância de ter um ex-aluno da Universidade no cargo de procurador-geral de Justiça. "Sua atuação no Ministério Público de Minas Gerais engrandece e fortalece os princípios que guiam nossa faculdade e que primam pela justiça e solidariedade".
Durante a palestra, Jarbas explicou como a autocomposição pode ajudar na resolução de problemas. No método, as partes se entendem em busca de um acordo e negociam soluções. O procurador-geral discorreu sobre como o sistema possibilita o diálogo e cria a cultura da paz.
Também compuseram a mesa a Consultora Jurídica e Secretária-geral da Universidade, Profa. Dra. Anne Shirley de Oliveira Rezende Martins, e o Chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Dr. Guilherme Coelho Colen.
A aula inaugural pode ser assistida no canal PUC Minas Lives no YouTube.