Newsletter da Reitoria
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Outubro e Novembro de 2022 - nº 42


Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva assume a Reitoria da PUC Minas

Raphael Calixto
Dom Walmor presidiu a cerimônia de posse do oitavo Reitor da PUC Minas
Dom Walmor presidiu a cerimônia de posse do oitavo Reitor
da PUC Minas

“A vida é feita de ciclos. Para fazer bem um ciclo, é preciso que o precedente seja um grande alicerce. É o que estamos vivenciando em uma experiência importante e bonita na PUC Minas, que é o ciclo propício, fecundo, protagonista e de grandes conquistas para que possamos dar este passo”, ressaltou o Grão-chanceler da PUC Minas e Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, durante a cerimônia de transmissão de cargo e de posse do Reitor da Universidade, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, realizada no dia 4 de outubro, no Teatro João Paulo II, Campus Coração Eucarístico.

Na ocasião, Dom Walmor destacou que a PUC Minas é uma história de muitas relevâncias e “se constrói com corações de estudantes, de professores, de mentes iluminadas, de gente comprometida, de qualidade na alta administração e em tudo aquilo que se faz nesta Universidade complexa, que dela tem que se aprender muito”. Durante o discurso, fez referência àqueles que precederam a administração da Universidade. “Reverência aos operários de primeira ordem, de hoje, e daqueles que virão levando adiante acesa a tocha no mundo da educação, da cultura e da comunicação”, ressaltou.

O termo de posse foi lido pelo Secretário-geral da PUC Minas, Prof. Ronaldo Rajão Santiago, e assinado pelo Grão-chanceler e pelo novo Reitor que, na sequência, recebeu das mãos do Grão-chanceler o Ato de Designação. Em um momento simbólico, ocorreu a troca de lugares entre os Reitores na mesa solene, marcando, assim, a transmissão de cargo. Após este momento, a Profa. Natália de Miranda Freire, Consultora Jurídica da Universidade, entregou ao Prof. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães uma homenagem da comunidade universitária.

Em seu discurso, Dom Mol expressou gratidão aos 2.225 professores e aos 2.936 funcionários da Universidade, e frisou que neste ano completou 33 anos na PUC Minas, sendo 15 destes como Reitor, quando precisou muitas vezes “discernir, escolher, arriscar, decidir, afinar”. E completou: “Aprendemos que a Universidade é vida e não vaidade; é conhecimento vivo e não erudição estéril; é feita de gente, como artisticamente mostra a campanha do Vestibular de 2022”.

 

Oitavo “primeiro servidor” da Universidade

Segue-me! Mencionando o comunicado de sua nomeação, no qual Dom Walmor usou o imperativo de Jesus dirigido ao apóstolo e evangelista São Mateus, o já empossado Reitor da Universidade, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, agradeceu ao Grão-Chanceler pela confiança depositada para o exercício durante o triênio 2022–2025. “Aqui, neste Campus simbólico, significativamente chamado de Coração Eucarístico, na labuta semanal dos percursos de sala em sala, tecendo saberes, semeando horizontes, alimentando sonhos, acolhendo olhares e motivando questionamentos, com os alunos, particularmente os do Curso de Teologia, fui me dando conta de que com o tempo, consolidava-se em mim o que o pioneiro da dialética, Heráclito, certa vez dissera: quanto mais eu me dou a ti, tanto mais eu me tenho a mim. No processo de dar-me aos alunos, devolvia-me a mim mesmo”, salientou.

O novo Reitor destacou ainda que assume a função de oitavo “primeiro servidor” desta Universidade, e que o número oito, na tradição cristã, é referência ao dia do Senhor, o domingo. Por fim, consagrou sua missão à Virgem Maria para que seja serviço de escuta a cada um, acolhida nas diferenças, atenção às necessidades, presença silenciosa quando as palavras se fizerem desnecessárias. “Na espera pelo advento de novos tempos, de novos caminhos que nos conduzam ao horizonte desejado e que aqui, neste solo, pela força hermenêutica que o constitui, sempre haverá de ser belo”, finalizou.

« Volta