O Reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, conduziu a 245ª reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que foi realizada no dia 11 de novembro, no auditório 3 do prédio 43, Campus Coração Eucarístico.
Na reunião, foi aprovada a criação dos Cursos Superiores de Tecnologia em Controle de Obras, em Estradas e em Transporte Terrestre, todos na PUC Minas Virtual. Também foi pauta da reunião o projeto de cooperação entre instituições para qualificação de profissionais de nível superior (mestrado e doutorado), em parceria com a Escola Institucional do Ministério Público do Mato Grosso.
O Cepe é um dos Órgãos de Deliberação Superior da PUC Minas, que integram a estrutura organizacional da Universidade. As atribuições de cada órgão estão determinadas no Estatuto da Universidade, definidas na Resolução 02/2018, do Conselho Universitário da PUC Minas e aprovadas pela Congregação para a Educação Católica da Santa Sé.
Responsável por supervisionar, orientar e coordenar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, o Cepe é composto pelo Reitor, que o preside; Pró-reitores Acadêmicos e Administrativos; Pró-reitores Adjuntos; Diretores Acadêmicos; Diretores de Faculdades e de Institutos; Diretores de Núcleos Educacionais; Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucional; Secretário-geral, na função de Secretário do Conselho; dois representantes, por Instituto e Faculdade, indicados pelo respectivo Conselho Diretor, dentre os coordenadores de Cursos e de Programas de Pós-graduação; representante da Associação de Servidores (Assuc); Representante da Comissão Própria de Avaliação (CPA); representante do anima PUC Minas; representante da Associação dos Docentes (ADPUC); representante dos servidores técnico-administrativos, eleito por seus pares; e representação estudantil.
Sua principal função é estabelecer as diretrizes gerais do Ensino, da Pesquisa e da Extensão a serem seguidas pelos diversos órgãos da Universidade; aprovar e reformar seu próprio Regimento; articular os cursos, programas, departamentos e outros órgãos da Universidade entre si, evitando atividades concorrentes; aprovar medidas destinadas a solucionar questões de natureza pedagógica ou didático-científica, acompanhar a execução da política educacional da Universidade, estabelecendo medidas que julgar necessárias ao seu aperfeiçoamento e desenvolvimento, entre outras.
Para saber mais sobre o Cepe, acesse o Estatuto da Universidade.