Para marcar o início do Programa PET-Saúde 2022/2023: Fortalecendo a integração Ensino-Serviço-Comunidade na PUC Minas e no SUS Betim, com apoio dos Ministérios da Saúde e Educação, foi realizada na PUC Minas Betim, em agosto, uma reunião com o intuito de apresentar todos os participantes, dar as boas-vindas, orientações gerais, eleger o Comitê Gestor, além de definir as datas das reuniões dos grupos de aprendizagem.
Estiveram presentes Daniela Cristina da Silveira, diretora de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES); referências técnicas da Diretoria Operacional da Saúde (Diop); Tânia Resende, presidente do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Público Regional de Betim; servidores da rede SUS do município, que serão preceptores no PET-Saúde 2022/2023; além da professora Cláudia Venturini, diretora acadêmica, professora Sabrina Oliveira Viana, coordenadora de Extensão da PUC Betim, e de professores dos cursos da área de saúde do Campus.
O programa promove a formação de estudantes através do trabalho junto à comunidade, com atividades que reúnem ensino, pesquisa e extensão universitária, na perspectiva interdisciplinar e interprofissional, e em parceria com os trabalhadores da rede SUS do município. Para Daniela Cristina, diretora do DGTES, a parceria entre a Prefeitura Municipal e a PUC Minas Betim "é de suma importância no desenvolvimento de políticas públicas de saúde, onde a integração ensino-serviço-comunidade busca construir uma solução conjunta para resolução de demandas da saúde pública (SUS), na produção de ações específicas no âmbito municipal, estadual e nacional".
Daniela também destacou o fortalecimento da educação interprofissional e os benefícios do projeto para os alunos, a Universidade, a gestão pública do município e a população. "Ganham os alunos, no aprimoramento e prática dos conhecimentos adquiridos no Campus, ganha a Universidade, na profissionalização de seus alunos com vivência prática das teorias aprendidas em sala, ganha a gestão pública, quanto ao apontamento de novas soluções para demandas recorrentes e, por fim, ganha a população, com a implementação de serviços cada vez mais qualificados e efetivos", salientou.
Para a sua realização, o PET-Saúde prevê três grupos tutoriais formados por professores e alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e Psicologia, além dos trabalhadores da rede SUS da cidade.
O projeto foi elaborado por docentes da PUC Minas Betim em parceria com representantes da Secretaria Municipal da Saúde, a partir de uma análise dos indicadores de saúde da comunidade local.