A PUC Minas celebrou, no mês de agosto, o encerramento das comemorações dos 26 anos de atuação em Betim e, para o momento, foi realizada no último dia 25 uma programação especial. Estiveram presentes o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, o pró-reitor adjunto, professor Eugenio Batista Leite, a diretora acadêmica, professora Cláudia Venturini, além de docentes, alunos e funcionários.
A comemoração foi dividida em dois importantes eventos: a missa presidida por Dom Mol, no Centro de Espiritualidade Jesus Misericordioso, e uma roda de conversa com toda a comunidade acadêmica sobre Fraternidade e Educação, tema da Campanha da Fraternidade de 2022, no auditório da PUC Betim, que também contou com a participação do reitor.
Durante a missa comemorativa, Dom Mol destacou a importância de todos na presença marcante da Universidade em Betim, além de todo o seu entorno, e enalteceu os estudantes. "São vocês, estudantes, a força que move cada um de nós. Se tem um professor que é um excelente pesquisador, é graças a vocês. Se há um professor esplendoroso na didática, na clareza, em qualquer situação ou exigência, é por vocês. O ato da docência é pensando, sobretudo, nos estudantes. Vocês são muito especiais para nós. Vocês mexem conosco a ponto de nos deixarmos felizes no cumprimento da nossa missão, alegres a cada vitória, a cada semestre que termina, a cada prova que conseguem uma boa nota e a cada momento dessa ação, tão gloriosa, que é o ato de estudar", enfatizou.
Após a celebração, o professor Eugênio Batista Leite ressaltou a gestão de Dom Mol, em prol do Campus Betim. "Em todo o seu mandato, Dom Mol nos concedeu grandes realizações, como o Centro de Espiritualidade Jesus Misericordioso, um espaço de infinita paz e acolhimento, a expansão da biblioteca, tão fundamental para o estudo dos nossos alunos, um belíssimo auditório, que está sempre de portas abertas à comunidade, além de vários outros espaços com modernos equipamentos", concluiu em tom de agradecimento.
Já o segundo momento, que aconteceu no auditório do Campus, foi aberto pela apresentação artística de Leonardo Ferreira Alcântara, aluno do Curso de Medicina. Ao fim do espetáculo, o professor Alair Naves, agente da Pastoral Universitária da PUC Minas Betim, deu início à roda de conversa. Para este momento, Dom Mol fez menção a alguns trechos da obra Vamos Sonhar Juntos: O Caminho Para um Futuro Melhor, de autoria do Papa Francisco, e dialogou com toda a comunidade acadêmica sobre o ato de educar e a coragem que todos devem ter em superar todo tipo de educação que paralisa o senso crítico, como a educação hereditária, adaptativa, manipuladora e neutralizante.
"Precisamos de uma educação criativa, participativa, envolvente, que edifica coletivamente, que seja libertadora e que crie, também, ativistas. Pensem em ativistas do meio ambiente, do campo da saúde, da superação da fome. Os ativistas de todos os setores, os ativistas da justiça, da paz, da igualdade, que trabalham e se mobilizam para reduzir os acidentes das rodovias. A Educação é para gerar ativistas", finalizou Dom Mol.