Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Junho/Julho de 2022 - nº 41

Programa de Comunicação Interna da PUC Minas comemora dez anos

Raphael Calixto
Os professores Adelina Martins de La Fuente, Mozahir Salomão Bruck Paulo Roberto de Sousa e Isaura Mourão Generoso
Os professores Adelina Martins de La Fuente, Mozahir
Salomão Bruck Paulo Roberto de Sousa e Isaura Mourão
Generoso

"A cultura do encontro, proposta pelo Papa Francisco, é o que nós tentamos praticar diariamente. É se abrir ao outro, ouvir o outro, considerar o outro", afirmou o secretário de Comunicação da PUC Minas, professor Mozahir Salomão Bruck, sintetizando o objetivo principal do Programa de Comunicação Interna da Universidade, em evento em comemoração pelos seus dez anos, que aconteceu na manhã de 4 de maio, no auditório 3 do prédio 43, no Campus Coração Eucarístico.

Segundo ele, cabe à Comunicação Interna três frentes principais de atuação: defender a imagem da Instituição; ouvir e democratizar as informações da forma mais transparente possível; e quebrar a visão estritamente informacional e construir uma visão relacional. "Temos que construir redes de relacionamento, e que essas relações sejam humanas e respeitosas. É para isso também que existe a Comunicação Interna. Celebrar é lembrar juntos. Hoje nós fazemos aqui essa lembrança para dizer que tem muito desafio pela frente. Eu não sei como a Comunicação vai estar daqui a dez anos porque tudo muda o tempo todo, mas eu sei que vai ter Comunicação Interna", pontuou.

Representando o reitor e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, o chefe de Gabinete, professor Paulo Roberto de Sousa, disse orgulhar-se por acompanhar a evolução da Comunicação Interna desde o início e estar presente em várias datas marcantes e especiais dessa trajetória, como a primeira reunião geral dos Comitês de Comunicação Interna, realizada em 2014, além do evento de hoje, que marca uma década de trabalho. "Isso me honra muito porque eu acabo fazendo parte, mesmo que de uma parte pequena, desse trabalho que é muito importante para a Instituição", afirmou, ao destacar que a comunicação é um assunto que está sempre em voga e precisa ser cada vez mais solidificado. "A Reitoria da Universidade acredita muito nesse trabalho e está à disposição de vocês todos para caminharmos juntos", disse.

A professora Isaura Mourão Generoso, que participou do projeto inicial do Programa e de sua implantação, realizada em 2009 na Unidade São Gabriel como projeto piloto, pontuou que a Comunicação Interna é feita com e para aquelas pessoas que fazem a Instituição funcionar e caminhar, e que muito mais que um canal de transmissão de informação, é feita de relacionamentos, e são justamente esses relacionamentos que fazem com que a comunicação informacional possa fluir. "É uma construção compartilhada, e é assim que eu acredito que a comunicação tem que ser. Ninguém faz comunicação sozinho. A comunicação é um esforço conjunto e acontece com a participação de todos", pontuou.

A diretora da Faculdade de Comunicação e Artes, professora Adelina Martins de La Fuente, destacou a importância da Comunicação Interna no aspecto relacional para reforçar a identidade e a cultura, criar sensação de pertencimento e aumentar o engajamento das pessoas no ambiente organizacional, o que reverbera na imagem da Instituição. "Isso faz com que a comunicação se fortaleça, e ela se fortalecendo, as pessoas passam a reconhecê-la e incorporá-la no seu dia a dia". Ela destacou, especialmente, a atuação dos comitês locais, presentes em todos os campi e unidades da Universidade. "O que os comitês fazem é justamente essa liga que faz com que a Instituição esteja cada vez mais unida", sintetizou.
A professora fez um agradecimento especial à Bárbara Loureiro, funcionária da Assessoria de Relações Públicas da Secretaria de Comunicação da Universidade e coordenadora do Programa. "A Comunicação Interna, mesmo com todo o direcionamento do professor Mozahir, não seria como é se não tivesse esse acompanhamento tão cuidadoso e sensível que ela tem. E todos reconhecem isso", pontuou a professora Adelina. O agradecimento foi reforçado pelo professor Mozahir Bruck que, além de destacar o trabalho de Bárbara à frente do Programa, agradeceu nominalmente à equipe inicial, que participou do projeto piloto – os funcionários da Secom Ana Theresa Dias, Michelle Stammet, Ramon Xavier e a egressa Érika Bueno –, além de todos os Comitês de Comunicação Interna locais, que são formados pelo pró-reitor-adjunto, que o preside; um representante da Assessoria de Comunicação; um representante do setor de Recursos Humanos; um representante da Pastoral Universitária; um professor, representando o corpo docente; e um funcionário, representando o corpo técnico-administrativo.

Esse grupo se reúne periodicamente para planejar e programar as ações que são alinhadas de acordo com as diretrizes do Programa, que funciona como uma espécie de guarda-chuva sobre todos os comitês locais, e se renova a cada dois anos. "A Comunicação Interna não pode ser apenas transmissiva, não pode ser só informacional, e uma materialização possível para enfrentar isso seriam os comitês nas unidades. O conceito que temos é que os comitês são uma estratégia de gestão decisiva na vida institucional de cada Unidade", disse, ao colocar os desafios futuros: avançar nessa qualificação do relacionamento e promover a implantação do Programa no Colégio Santa Maria.

Conheça mais sobre a história, o trabalho e a estrutura do Programa de Comunicação Interna da PUC Minas.

« Volta