Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Junho/Julho de 2022 - nº 41

Exposição marca os 50 anos do Curso de Ciências Biológicas

Raphael Calixto
O professor Paulo Roberto (centro), a professora Virgínia Simão Abuhid (esq.) e a professora Luciana Barreto Nascimento
O professor Paulo Roberto (centro), a professora Virgínia
Simão Abuhid (esq.) e a professora Luciana Barreto
Nascimento

Os 50 anos do Curso de Ciências Biológicas estão sendo celebrados na tarde de 25 de maio,  no Campus Coração Eucarístico.  Local privilegiado do desenvolvimento de importantes e variadas ações do Curso, o Museu de Ciências Naturais foi palco da solenidade que reuniu professores, alunos, ex-docentes, ex-estudantes e funcionários. Também sedia a exposição Pela Vida, pela Casa Comum, que reúne no saguão do Museu objetos relacionados à profissão e ao Curso. Alunos do Curso ainda produziram uma árvore da memória, destinada à afixação de homenagens pelos estudantes. Em seguida, foi programada também  uma atividade em frente ao Centro de Integração para Sustentabilidade Ambiental (Cisal), no prédio 27, atrás da Biblioteca Padre Alberto Antoniazzi.

 

O evento reuniu membros da Administração Superior, como o professor Paulo Roberto de Sousa, chefe de gabinete do reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte; a professora Virgínia Simão Abuhid, assessora do ICBS, representando o diretor do Instituto, professor Martinho Campolina Rebello Horta; e da chefe do Departamento de Ciências Biológicas e coordenadora do Curso, professora Luciana Barreto Nascimento.

 

O professor Paulo Roberto lembrou a contribuição de muitos amigos que partilham da missão do Curso de Ciências Biológicas e da PUC Minas. Ele transmitiu aos presentes uma saudação especial do reitor a cada membro da comunidade integrante do Curso e do ICBS. Paulo Roberto classificou como um sucesso maravilhoso do Curso, muito gratificante, referindo-se à Casa Comum como preocupação muito grande da Igreja e do reitor Dom Joaquim Mol. "Se há um Curso/Instituto que trata disso com muita dignidade é o Curso de Ciências Biológicas", elogiou. E relacionou a Casa Comum à possibilidade de que o homem possa habitar o planeta com dignidade. "Vocês são a seiva desse alimento, especialmente nesse momento" que o Brasil atravessa, disse, dirigindo-se aos presentes.

 

O chefe de Gabinete dedicou a solenidade à memória dos ex-professores falecidos Raul de Barros Neto, ex-diretor do ICBS, e Vânia Lúcia Bicalho Cruz. De acordo com o professor Paulo Roberto, esses professores tiveram uma história belíssima, tendo sido uma marca expressiva da PUC Minas. "Duas grandes pessoas, para além de muitos amigos, fizeram história com muita dignidade. O espírito do ICBS está nesses professores que aqui passaram".

 

A professora Virgínia agradeceu a todos que fizeram e fazem parte do Curso, que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionadas às principais áreas, como meio ambiente e ciências biológicas. "Que a gente siga por mais 50 anos frutificando", parabenizou.

 

A professora Luciana Barreto cumprimentou alunos, professores, ex-estudantes e ex-docentes. De acordo com ela, a história do Curso cresceu em solo fértil, propício. Os jardineiros (a comunidade acadêmica) permitiram levar sentimento, ética, resiliência e paixão, disse a professora. Ela pontuou que seus galhos espalham uma copa frondosa, suas folhas oxigenam todo o sistema, que produziram flores e dispersam sementes. "Hoje falamos de uma base sólida. Falar dessa árvore é responsabilidade e privilégio", ressaltou. Ela reforçou que o Museu de Ciências Naturais é palco inegável das contribuições relacionadas ao Curso.

 

"Temos sonhos para que possamos produzir flores e frutos, diminuir a desigualdade da humanidade, ser mais ativos no cuidado com a Casa Comum. Obrigado à PUC Minas por nos dar sustentabilidade", agradeceu a professora Luciana.

 

Ela disse ainda que os professores continuam coesos; que os alunos são flores que aproveitam cada momento. E agradeceu aos ex-alunos, hoje biólogos, por disseminarem o Curso. "Os parceiros internos e externos são essenciais para se completar outros 50 anos", projetou. Ela reforçou que os profissionais graduados no Curso da PUC Minas são formados com gratidão, amor e estão enraizados e frutificando a grande família que são as Ciências Biológicas, agradeceu.

« Volta