Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Lourdes

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Maio e Junho de 2022 - nº 11

O retorno presencial e o crescimento da Unidade

Crédito: Valério Augusto

Para o ano de 2022, existia uma grande expectativa por parte dos nossos alunos para o retorno ao presencial, que receberam muito bem a notícia da volta às aulas. O que reforça essa afirmação é que tivemos agora, no início do ano, o maior número de matrículas de calouros da Unidade, contabilizando 1.202 alunos calouros matriculados, chegando ao número total de 7.100 alunos nos nossos 19 cursos de graduação. Felizmente, na Unidade, não temos registrados impactos negativos com relação à Covid-19 decorrente das atividades presenciais, e, nessa análise, nós entendemos que conseguimos vencer a fase crítica da pandemia. Apesar disso, não podemos dispensar a atenção com os cuidados necessários, como o distanciamento social e o uso de máscaras nos ambientes necessários e todos os demais procedimentos sugeridos pelo Comitê de Monitoramento do Coronavírus PUC Minas/ SMC.

O IEC também acompanhou o expressivo crescimento da graduação, uma vez que a Campanha realizada pelo Instituto foi a maior já registrada em sua história. Foram ofertadas 240 novas turmas neste semestre, passando para 650 turmas em andamento. Dessa forma, foi possível passarmos de 9.700 alunos no ano de 2021 para 13.500 alunos em 2022, comprovando o crescimento e a atratividade dos cursos de pós-graduação no formato on-line com aulas ao vivo.

Consolidando o crescimento da Unidade, estamos caminhando para a aquisição de mais um prédio, que vai estar localizado na rua dos Inconfidentes, nº 1.051. Nesse novo prédio, que tem previsão de início de funcionamento para agosto de 2022, serão 30 salas de aula, distribuídas em dez andares, e a Clínica da Odontologia. Nele também será centralizado a oferta de cursos da pós-graduação em Odontologia.

O ano de 2022 também está sendo marcado pelo retorno dos processos regulatórios de autorização e reconhecimento realizados pelo Ministério da Educação (MEC). Na Unidade, desde o começo do ano até o momento, já passaram pelo processo de reconhecimento os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Engenharia de Produção. Já estamos nos preparando também para as avaliações de reconhecimento dos cursos de Medicina Veterinária e Psicologia, e o de autorização do Curso de Enfermagem.

A importância desse procedimento é o cumprimento de um processo regulatório, que tem como origem o MEC e a valorização da Universidade, seus cursos e projetos por professores especialistas. Durante as avaliações, a Unidade tem tido um excelente desempenho, o que mostra o reconhecimento dos investimentos que estão sendo realizados na estruturação dos cursos.

Seguiremos, então, com grandes e importantes projetos para finalizar neste semestre e já começar o outro com boas expectativas.

Professor Miguel Alonso de Gouvêa Valle
Pró-reitor Adjunto da PUC Minas Praça da Liberdade
Diretor do Instituto de Educação Continuada

« Volta