A PUC Minas Contagem recebeu nos dias 11 e 12 de março a primeira Conferência Municipal de Saúde Mental. O tema A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial no SUS foi trabalhado em diversas atividades. O pró-reitor adjunto do Campus, professor Robson dos Santos Marques, participou da abertura, representando a PUC Minas, ao lado de diversas autoridades municipais, entre elas a prefeita Marília Campos.
Em seu discurso na abertura do evento, professor Robson falou da importante parceria entre a Universidade e o município, reforçada pela presença dos docentes e discentes da área da saúde na realização de atividades nos diversos equipamentos de Contagem. Ele pontuou também o sentimento por receber um encontro como esse. “Quero registrar nossa alegria de tê-los aqui. Vocês não têm a dimensão do quanto é significativo para nós, docentes e profissionais da área da saúde, esse contato, esse convívio. Promover esse encontro entre essas pessoas das áreas da educação, saúde e segurança, pessoas que se preocupam com a condição humana, isso para nós não tem preço”, concluiu.
A prefeita Marília Campos destacou que a primeira Conferência de Saúde Mental é “um marco para a manutenção do diálogo, reforço da luta antimanicomial e para construção democrática de propostas que nos levem a soluções efetivas que garantam, não apenas os direitos, mas o compromisso com a vida dos usuários do sistema psicossocial em nossa cidade”.