Foi oficializada, no dia 1º de abril, a parceria entre a PUC Minas e o Sebrae Minas, para a realização do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ). O projeto está funcionando nas dependências da PUC São Gabriel (rua Walter Ianni, 255 - Bloco C - Sala 304) atendendo mais de 100 estudantes da rede pública de Belo Horizonte, neste ano.
A assinatura teve a presença do reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; do pró-reitor adjunto da PUC São Gabriel, professor Alexandre Guimarães; do diretor acadêmico da PUC São Gabriel, professor Cláudio Bahia; do diretor do Iceg – Escola de Negócios, professor José Chequer Neto; do diretor superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha; da gerente da unidade de Educação e Empreendedorismo, Fabiana Pinho; dentre outros presentes.
O reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, destacou o significado da parceria entre a PUC e o Sebrae. "O Sebrae tem um compromisso com a sociedade e impacta a vida das pessoas de forma muito positiva. O que o Sebrae faz, tem toda a relação com o que nós fazemos, de formar pessoas, salvar vidas e sonhos. Por isso, essa parceria é muito bem-vinda e estamos muito felizes em apoiar um projeto tão transformador".
O diretor superintende do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, relembrou a história do projeto e ressaltou a sua importância para jovens em situação de vulnerabilidade social. "O NEJ nasceu de uma inquietação, de uma vontade de oferecer oportunidade para jovens de escolas públicas, com a mesma qualidade de ensino, metodologia e professores da Escola do Sebrae. É um projeto que me marca de maneira muito especial, pois mostra que o jovem só precisa de uma oportunidade", destacou.
Já a gerente da unidade de Educação e Empreendedorismo, Fabiana Pinho, destacou a relevância do projeto e da parceria. "No NEJ, recebemos jovens desacreditados, que passam a acreditar em si mesmos, nos seus sonhos e projetos. Trabalhamos com eles o empreendedorismo para transformar vidas. Estamos muito felizes com essa parceria e esperamos que ela possa se expandir cada vez mais, permitindo alcançar e impactar ainda mais jovens", ressaltou.
O pró-reitor adjunto da PUC São Gabriel, professor Alexandre Rezende, reforçou que "a proposta e o objetivo do NEJ é que nos motivou nessa parceria. Temos muitos jovens que precisam dessa formação e de uma oportunidade. É um projeto que faz todo sentido para nós".
Núcleo de Empreendedorismo Juvenil
O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) é um projeto social da Escola do Sebrae, que oferece formação empreendedora, por meio do curso técnico em Administração gratuito, para jovens da rede pública de ensino. Fundado em 2010, o NEJ já formou mais de 2.300 alunos, de Belo Horizonte e região metropolitana. Além da unidade na capital mineira, hoje o NEJ também está presente em Nova Lima, e em Uberaba, no Triângulo Mineiro.