Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Abril e Maio de 2022 - nº 40

Projeto Casa Mãe: evento de sensibilização e planejamento

Raphael Calixto
Abertura do I Workshop presencial contou com a participação de escolas e da comunidade acadêmica
Abertura do I Workshop presencial contou com a participação
de escolas e da comunidade acadêmica

A abertura do I Workshop presencial de sensibilização e planejamento do Projeto Casa Mãe foi realizada no dia 14 de março, no auditório do Museu de Ciências Naturais, Campus Coração Eucarístico. O Projeto tem por objetivo fortalecer a identidade e a missão da educação católica, em plena sintonia com as propostas do Pacto Educativo Global e com a Laudato Si, como forma de se chegar a uma educação integradora, aliada à ecologia Integral.

O evento reuniu o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica (Anec); a diretora do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da PUC Minas e coordenadora da comissão de licenciaturas, professora Carla Ferretti Santiago; a professora Elaine Cecília de Lima Oliveira, diretora do Colégio Santa Maria – Unidade Betim e diretora do Conselho Estadual de Educação da Anec-MG; e a professora Aleluia Heringer Lisboa Teixeira, diretora de Relações Institucionais da SIC – Sociedade Inteligência e Coração. 

Dom Joaquim Mol disse que o encontro ser presencial é algo muito especial neste momento. Ele destacou que os estudantes são lembrados o tempo todo quando se pensa em algo em educação e que eles são autores fazedores da história. O reitor prosseguiu observando que a mesa que presidiu nesse evento estava repleta de mulheres, que têm sensibilidade para com a Casa Mãe e com a vida. “São mulheres valentes, elas esperam que todos que participam do projeto sejam valentes. O projeto pede valentia, coragem, pede arranjarmos dentro de nós para desarranjarmos para que toda a vida seja preservada”.

O reitor dedicou o evento ao médico e ambientalista Apolo Heringer, do Projeto Manuelzão, irmão da professora Aleluia Heringer. Ele dedica sua vida ao que tem de melhor no cuidado da água, terra e ar, e sofre perseguição quando ousa a fazer coisas novas, enfatizou o reitor. “Este evento é dedicado a ele pelo que tem a dizer e a dedicar sua vida, uma pessoa extraordinária”.

Citando o livro Humanidade: história otimista do homem, de Rutger Bregman, Dom Mol disse que, para que a Casa Mãe seja decisiva para todos, seriam necessários três pontos: renda básica universal incondicional, para todo mundo que necessita dela; uma semana de trabalho de 15 horas (dois dias) para se dedicar ao cuidado com a vida no planeta; não se devem existir fronteiras entre as nações.

Assista à palestra da professora Aleluia Heringer, idealizadora do Projeto Casa Mãe, no canal nacional de Educação Católica no YouTube.

 

Projeto casa Mãe

O Projeto Casa Mãe é uma iniciativa da Câmara de Educação Básica, Setor de Animação Pastoral, Câmara de Ensino Superior, em parceria com o Conselho da Associação Nacional de Educação Católica (Anec MG) e a PUC Minas. Participam do projeto 17 instituições de ensino de Belo Horizonte, entre elas o Colégio Santa Maria Minas, em parceria com os cursos de licenciatura da PUC Minas. A inciativa articula os princípios da Laudato Si' e das premissas da Ecologia Integral com o cotidiano das escolas.

« Volta