Os funcionários da PUC Minas Betim puderam participar de uma roda de conversa com vistas à prevenção e combate ao Covid-19. O projeto de extensão ReabilitAr - superando os impactos da Covid-19, do Curso de Fisioterapia, foi o responsável pela iniciativa, e nos dias 1 e 4 de outubro, reuniu alguns funcionários no pátio em frente à Clínica de Fisioterapia do Campus.
Na ocasião, duas alunas extensionistas no projeto apresentaram informações sobre contágio, sintomas e prevenção da Covid-19. Havia um número limite de participantes, e o uso de máscara e distanciamento entre os funcionários presente era obrigatório.
“O objetivo do evento foi justamente o de promover a multiplicação de conhecimento. Falar sobre a Covid-19 e como a doença afeta a saúde dos que se infectaram, além de avaliar o conhecimento que as pessoas já possuem sobre o vírus”, explica a professora Isabella Sclauser, coordenadora do projeto. “Nós queríamos promover o empoderamento da população a fim de que possa se prevenir e praticar o autocuidado. E o resultado foi maravilhoso, porque as pessoas perguntaram e participaram, de modo que pudemos esclarecer muitas dúvidas”.
A funcionária Renata Duarte, do setor de Recursos Humanos do Campus, participou na ação no dia 4 de outubro e disse que gostou bastante da experiência, porque ela pôde aprender um pouco mais sobre prevenção contra o coronavírus:
“Mesmo pensando que já sabemos o bastante desse assunto, ainda podemos aprender muito mais na abordagem prática. Foi muito interessante conhecer o apoio fornecido pelos estudantes de Fisioterapia a pacientes com sequelas no pós-Covid através do Projeto ReabilitAr, pois podemos indicar a amigos e/ou familiares que estão passando por esse tipo de dificuldade”, comentou Renata.
O projeto
O projeto ReabilitAr - superando os impactos da Covid-19 surgiu em 2021 e tem por objetivo auxiliar pessoas que foram infectadas pela doença e ficaram com sequelas, apresentando a chamada “Covid Longa”. Por meio da telereabilitação, as alunas extensionistas entram em contato com os pacientes semanalmente para instruir e acompanhar os exercícios respiratórios.