Dando sequência à realização dos Encontros de Funcionários e Professores, eventos online promovidos pelo Comitê de Comunicação Interna do Campus Contagem, neste semestre foram promovidas duas edições, uma em agosto e outra em setembro.
Em 18 de agosto, o encontro teve como tema Novos caminhos para a normalidade. Além de abordar quais são os próximos passos no processo de retorno das atividades presenciais da Universidade e da vida cotidiana, como a importância de se manter a atenção aos protocolos de segurança e de tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, foi também uma oportunidade para comemorar o Dia dos Pais. Professores e funcionários compartilharam suas experiências de paternidade tendo como principal referência as mudanças no dia a dia provocadas pela pandemia. Como disse o pró-reitor adjunto do Campus Contagem, professor Robson dos Santos Marques, em sua fala de acolhida, para que seja possível o retorno aos encontros presenciais é necessário manter o esforço conjunto. “E para tal, essa caminhada nossa de nos cuidarmos e de cuidarmos das pessoas próximas, de tomarmos a vacina” é decisiva para que “a gente possa, além desse afeto que a gente mantém à distância, repetir esses encontros do jeito que a gente gosta de fazer bem, presencialmente e poder se abraçar”, disse o professor.
Já no mês de setembro, a partir da articulação entre o Comitê de Comunicação Interna, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e a Pastoral Universitária, a programação foi dupla. Além do Encontro, na tarde do dia 21 de setembro, foi realizada também a primeira Celebração Eucarística presencial do semestre. O tema abordado nesse dia foi o Setembro Amarelo e a preservação da vida, em momento conduzido pela professora Anna Cristina Pegoraro de Freitas, do departamento de Psicologia da PUC Minas.
A professora Anna Cristina falou sobre o suicídio, “um tema tão complexo abordado no Setembro Amarelo”, e apresentou a proposta da campanha. “A intenção maior é a gente refletir sobre as nossas atitudes, valorizar a nossa vida”, disse a professora, que trouxe também em sua fala a indicação das formas de ajudar pessoas que se encontrem nessa situação de vulnerabilidade. Ela lembrou a importância de acolher, estar próximo, ouvir, se colocar disponível e incentivar a procura de ajuda profissional, pois “se tem vida, tem jeito”.
Já na celebração eucarística, o padre Wagner lembrou durante a homilia a vocação divina que “é a vida de cada um de nós”. A partir do Evangelho do dia, que narra o episódio em que o apóstolo Mateus segue Jesus Cristo, o sacerdote falou sobre esse olhar misericordioso que acolhe com amor. “Trago isso para dizer que Cristo faz esse mesmo movimento com cada um de nós: dá-nos sempre uma nova chance e nos convida à vida, a reconhecer a beleza que é a vida”, finalizou.
PASTORAL UNIVERSITÁRIA
Os eventos realizados foram oportunidades para que a nova equipe local da Pastoral Universitária pudesse se apresentar à comunidade de funcionários e professores do Campus Contagem. Hoje, a equipe é coordenada por Camilla Marques, com assessoria do professor Alair Naves, do padre Wagner Douglas de Souza e da funcionária Eliete Ferreira da Silva. A expectativa é que, “em conjunto, nós iremos frutificar muitas coisas boas no Campus, sempre alegres, motivados e com as energias renovadas para dar prosseguimento ao nosso trabalho ao longo deste ano”, conforme disse Camilla no evento realizado em agosto.