A Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Fernão Dias, unidade de conservação localizada em Contagem, em frente à PUC Minas Contagem, foi reaberta no dia 3 de setembro. O pró-reitor adjunto, professor Robson dos Santos Marques, compareceu ao evento que marcou comemorações pelos 110 anos do município, momento em que foi feita a entrega da primeira etapa das obras de revitalização do espaço e contou com as presenças do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e da prefeita de Contagem, Marília Campos. Com a reabertura, a população poderá frequentar o parque de terça a domingo, das 8h às 16h, considerando as recomendações sanitárias de prevenção à Covid-19.
O evento foi marcado pela participação de autoridades municipais e estaduais, que falaram sobre a importância do Parque e de sua preocupação pela população da região metropolitana de Belo Horizonte, em especial das cidades de Contagem e Betim, onde está localizado. A prefeita Marília Campos ressaltou o presente que é para o contagense a oportunidade de utilizar o Fernão Dias para “voltar ao convívio com seus familiares, fazer piquenique, fazer trilha, de voltar a se encontrar com as pessoas. Isso é humanizar a cidade”, afirmou. Romeu Zema, governador de Minas Gerais, lembrou que esse é um momento mais adequado à reabertura da Área de Preservação Ambiental, uma vez que todos os municípios estão avançando na luta contra a pandemia. “Se fosse alguns meses atrás, talvez as pessoas não pudessem frequentar como vão poder fazer agora. É um momento em que nós estamos vendo a luz no fim do túnel”, pontuou o Governador.
HISTÓRICO
A Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Fernão Dias é uma das maiores áreas verdes em região urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Inaugurado em 1980, o parque contava com 23 quadras poliesportivas, dois campos de futebol, playground, pista de bicicross, minicidade, mirante, trilhas, uma lagoa e quatro cursos d´água em seu interior. Também abrigava o único velódromo de Minas Gerais.
Com recursos de aproximadamente R$ 400 mil e parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o local está sendo revitalizado pela Prefeitura de Contagem e sua gestão será compartilhada entre estado e município. Fechado desde 2012, o parque recebeu em maio deste ano as primeiras intervenções, com ações de demolição de ruína, limpeza e adequação dos espaços.
PROPOSTA DE COOPERAÇÃO MÚTUA
Em 29 de junho de 2021, um grupo de professores da PUC Minas fez um tour pela área do Fernão Dias, para conhecê-lo em sua totalidade e vislumbrar possiblidades de atividades conjuntas. Cursos como Ciências Biológicas, Geografia e Educação Física encontram no Parque oportunidades para desenvolver atividades de campo com alunos e professores. Com a reestruturação, a expectativa é que seja assinado um acordo de cooperação mútua entre a Universidade e a APA.