Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Contagem

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Setembro e Outubro de 2021 - nº 34

Plantio de jequitibá-rosa celebra o centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte

Victor Ciríaco
Professores e funcionários prestigiaram o momento simbólico
Professores e funcionários prestigiaram o momento simbólico

Na manhã de 11 de setembro foi realizado o plantio de mudas de jequitibá-rosa nos campi e unidades da PUC Minas, em comemoração ao Ano Jubilar Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, iniciado em 11 de fevereiro de 2021. No Campus Contagem, a ação ficou sob responsabilidade do pró-reitor adjunto, professor Robson dos Santos Marques, e do diretor acadêmico, professor Odil de Lara Pinto, acompanhados por funcionários e professores dos diversos setores locais.

O professor Robson falou da importância de vivenciar e registrar esse momento comemorativo como parte privilegiada de uma comunidade tão extensa, formada pelos diversos colaboradores das instituições ligadas à Arquidiocese. “Toda vez que a PUC Minas recebe reconhecimentos internacionalmente, a gente estende isso para a Arquidiocese de Belo Horizonte. Plantar essa árvore é simbólico inclusive pela perspectiva de que outras dezenas de anos virão, outros centenários serão comemorados. Eu me sinto uma pessoa muito privilegiada por poder estar aqui com vocês nesse momento, enquanto todos os campi e unidades fazem encontro semelhante. Ao agradecer a Deus por esta oportunidade, é necessário agradecer a todos vocês e a todos os outros que conosco sempre estiveram, estão e permanecerão para ajudar nesta caminhada”, finalizou o pró-reitor.

O professor Odil lembrou que essa realização concomitante em diferentes campi e unidades remete ao fato de que “nós que estamos aqui somos parte, mas uma parte de um todo, já que a PUC Minas é uma só. E que estamos juntos, pertencentes também à Arquidiocese de Belo Horizonte”. O plantio em si, na visão do diretor acadêmico, representa “o fincar raízes da Arquidiocese em cada um desses locais” para continuar produzindo numerosos frutos.

A equipe da Pastoral também participou do plantio e a coordenadora local, Camilla Costa Marques, expressou sua gratidão por participar deste momento, que “marca a trajetória de muitas pessoas que passaram pelo espaço que hoje a gente ocupa”, permitindo que o trabalho realizado pela Universidade seja concretizado. O professor Alair Naves, também da Pastoral Universitária, falou também sobre a comunicação que acontece entre raízes em uma floresta. Para ele, o jequitibá plantado “simboliza também a grande árvore da Arquidiocese. Nós estamos aqui e nesse exato momento vários outros em várias outras unidades também estão plantando lá uma árvore. Pelas raízes da tradição da igreja, da Pastoral, da Arquidiocese, nós fazemos uma grande comunhão amorosa com todos os outros que também participam desta missão bonita da PUC Minas de formar profissionais e trazer qualidade de vida para a sociedade”, completou o professor. Cada presente pôde participar ativamente do plantio colocando terra sobre a muda, que foi depositada no jardim ao lado do prédio 3.

« Volta