Representantes da PUC Minas se reuniram, no dia 3 de maio, com equipe da Secretaria de Educação do Município de Contagem (Seduc) para dar início ao desenvolvimento de um conjunto de propostas para qualificação de parcerias. A partir do contato já existente para realização de diversos projetos com a Prefeitura de Contagem, a intenção dessa caminhada específica é estender ao município o que já é praticado no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade em Belo Horizonte. Como explica a professora Carla Ferreti, diretora do ICH, que participou desse primeiro encontro, esse é o resultado da “aproximação do setor de estágios com a Seduc, tendo em vista os estágios dos cursos de Licenciatura. A proposta é estender o modelo já realizado em BH, com planejamento dos estágios junto às escolas de Contagem, a partir de suas possibilidades e demandas”.
Essa primeira reunião foi o início de uma série de encontros para entender melhor como será a atuação necessária, considerando a realidade do Ensino Médio, por meios da Funec, e das demais escolas parceiras. “Fizemos um acordo para que haja uma interlocução permanente entre a PUC Minas e a Seduc, para avaliarmos as demandas e as possibilidades de cada caso. É fundamental que a Universidade dialogue com a educação básica, pois formamos professores para atuarem nesses locais. Além disso, a PUC Minas, dentro de suas características institucionais e de suas possibilidades, pode contribuir para mitigar os graves problemas educacionais que os municípios e o país como um todo enfrentam neste momento da pandemia”, explica a professora Carla.
O pró-reitor adjunto da PUC Minas Contagem, professor Robson dos Santos Marques, que representou o Campus nessa primeira reunião, falou sobre a presença de egressos da PUC Minas à frente da área da Educação no município. “Eu acho que se destaca nessa reunião a enorme quantidade de pessoas na Prefeitura Municipal de Contagem, na Secretaria de Educação, que se formaram pela PUC Minas. Isso torna essa caminhada ainda mais edificante, porque eles veem a Universidade como referência muito forte no campo da formação, da educação e da constituição de políticas voltadas para a área, e querem que estejamos com eles nessa caminhada”, pontuou o professor Robson.