No dia 8 de junho reuniram-se os pró-reitores adjuntos dos campi Contagem e Betim, professores Robson dos Santos Marques e Eugênio Batista Leite, e o gerente da Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Fernão Dias, Marcus Vinícius de Freitas. O encontro teve como objetivo o início da articulação para utilização do Parque para realização de pesquisas e aulas práticas pela comunidade acadêmica.
Gerenciado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Parque está localizado nos municípios de Betim e Contagem, possui extensão de 98,45 hectares e está em processo de revitalização. A portaria principal está na rua Rio Comprido, em frente aos principais acessos da PUC Minas Contagem. A APA foi criada com intuito de proteger o ecossistema natural, os remanescentes de Mata Atlântica e a diversidade biológica, além de pesquisar, promover e estimular a recuperação, a reabilitação, a proteção e o desenvolvimento da fauna e da flora silvestre.
A parceria entre a Universidade e a gestão do equipamento permitirá que cursos da área ambiental utilizem seus recursos para desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso, dissertações e teses, além da realização de atividades práticas. A intenção é fazer também o intercâmbio com cursos de outras áreas do conhecimento, como Medicina, Administração, Direito, entre outros.
HISTÓRICO
A Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Fernão Dias é uma das maiores áreas verdes em região urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Inaugurado em 1980, o parque contava com 23 quadras poliesportivas, dois campos de futebol, playground, pista de bicicross, minicidade, mirante, trilhas, uma lagoa e quatro cursos d´água em seu interior. Também abrigava o único velódromo de Minas Gerais.
Com recursos de aproximadamente R$ 400 mil e parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o local está sendo revitalizado pela Prefeitura de Contagem e sua gestão será compartilhada entre estado e município. Fechado desde 2012, o parque recebeu em maio deste ano as primeiras intervenções, com ações de demolição de ruína, limpeza e adequação dos espaços.