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Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Contagem

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Março e Abril de 2021 - nº 31

Parceria com Prefeitura se fortalece com atuação de comunidade acadêmica

A parceria de longa data entre a Universidade e a Prefeitura de Contagem, hoje fortalecida pela atuação de alunos e professores do Curso de Medicina no atendimento à população da cidade nas Unidades Básicas de Saúde, inicia o ano de 2021 alcançando outros âmbitos. O colegiado do Curso de Administração iniciou a proposta de um projeto para atender as demandas das Superintendências de Licitação, Contrato e Parceira, Administrativa e de Patrimônio.

Após reunião realizada em 23 de fevereiro, com participação de representantes da Universidade e da Prefeitura, a equipe do Curso de Administração recebeu demandas diversas dos setores municipais. A partir disso, a coordenação se organizou internamente para desenvolver um plano de ação para trabalhar essas questões, chegando à proposta de um projeto em parceria com a Coordenação de Extensão, envolvendo diversas disciplinas e estendido aos demais cursos do Campus Contagem. Professor Renato Augusto Moreira, que está fazendo a mediação entre a equipe municipal e a da Universidade, explica que as demandas são de diversas áreas, o que contribui para o envolvimento de vários cursos. “São solicitações relacionadas à área do Direito, da Engenharia Elétrica e de Telecomunicações e, principalmente, de Administração. Nós estamos analisando cada um dos temas e definindo como podemos trabalhar, seja pelas disciplinas extensionistas ou pelos projetos de extensão com voluntariado”, afirma professor Renato. Com as equipes de voluntários, professores e alunos possuirão mais tempo para resolução das demandas, podendo chegar ao prazo de um ano.

A parceria entre os Cursos e a Prefeitura vai possibilitar aos alunos um processo de aprendizado baseado em problemas reais do município, no desenvolvimento de atividades interdisciplinares e trabalhos diversos. O coordenador do Curso de Administração, professor Pedro Augusto Xavier de Assis frisa a importância dessa proximidade entre o conteúdo e a realidade dos estudantes. “Eles vão propor diagnósticos para melhor entender o problema e vão estudar antecipadamente diversas teorias que tentam solucionar questões similares no Brasil e no mundo. Os alunos também poderão, a partir dessa metodologia de estudo, propor soluções. Essa parceria vai permitir o aumento do senso de responsabilidade dos estudantes e o desenvolvimento da cidadania e do humanismo, uma vez que eles estarão conectados com a realidade municipal”, diz o professor.

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