Foi instalado na PUC Minas Betim uma unidade do Papre - Posto de Atendimento Pré-Processual. A decisão foi firmada por meio de um acordo assinado entre a Universidade e o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.
O Papre, que integra o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Betim, é o setor responsável pela conciliação de demandas que ainda não se tornaram judiciais, sendo especializado em resolver conflitos por meio da mediação, diálogo e negociação. Além disso, o Papre possui também a missão de capacitar mediadores e conciliadores. Na PUC Minas Betim, o setor tem funcionamento no prédio de Assistência Jurídica (SAJ), e os atendimentos já estão acontecendo.
A iniciativa integra o projeto de extensão Juizado de Conciliação, uma parceria entre a PUC Minas Betim e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que vem sendo desenvolvido desde 2012 sob coordenação da professora Glays Guerra.
O projeto tem participação dos alunos dos cursos de Direito e Psicologia do Campus, e possui como beneficiários casais que manifestam o interesse de romper suas relações dentro de uma dinâmica dialógica.
Em função do isolamento social, a dinâmica adotada é a de atendimentos remotos, assim como vem ocorrendo no Poder Judiciário e que também já foi introduzido pelo SAJ da PUC Minas Betim.
Os interessados podem entrar em contato por meio dos telefones 3539-6846 ou 3539-6831.