Depois de criteriosa avaliação da Universidade e dos órgãos competentes da Prefeitura Municipal de Contagem, o Campus promoveu o retorno das atividades práticas e laboratoriais do Curso de Medicina a partir do dia 27 de outubro. Além das aulas, foram retomados também os estágios curriculares obrigatórios, realizados nas Unidades Básicas de Saúde. Essa movimentação acontece a partir de portarias e protocolos muito rígidos referentes às medidas de segurança de combate à Covid-19.
Esse retorno foi possível a partir da articulação de diversos setores da Universidade junto a órgãos e secretarias do município, sendo a PUC Minas uma protagonista no movimento que gerou a publicação de decreto oficial autorizando o retorno das aulas presenciais de cursos superiores de instituições de Contagem. Professor Robson dos Santos Marques considera que isso é resultado de “uma ação de várias mãos”. O pró-reitor adjunto do Campus Contagem afirma que essa caminhada teve início há vários meses, quando a Administração Superior propôs o Protocolo PUC Minas de retorno às atividades presenciais, e que gerou desdobramentos com o estabelecimento de planos específicos para as diferentes áreas.
O esforço, agora, é para manutenção do cumprimento das medidas de combate ao coronavírus, necessárias para garantir a segurança de todos. Além do cuidado junto a alunos e professores, “a nossa atenção redobra também junto à Infraestrutura, ao Atendimento integrado, a todos os setores que já estavam nos acompanhando presencialmente para manter o suporte de atendimento que aumenta com o retorno das aulas práticas”, afirma professor Robson.