No dia 10 de dezembro aconteceu a atividade O espírito da Fratelli Tutti, promovida pela Pró-reitoria Adjunta e pela Diretoria Acadêmica do Campus Contagem. O evento fez parte da programação da Semana de Avaliação e Planejamento.
Inspirados pela Fratelli Tutti (tradução da expressão italiana: todos irmãos e irmãs), carta encíclica do Santo Papa Francisco sobre a fraternidade e a amizade social, Rosélia Junqueira Carvalho Rodrigues, coordenadora da Ação Pastoral Universitária do Campus Coração Eucarístico e da unidade São Gabriel, e José Ruiz Guillén, coordenador regional da Ação Pastoral do Campus Contagem, conduziram o encontro que reuniu professores e funcionários da Universidade.
O professor Robson dos Santos Marques, pró-reitor adjunto do Campus Contagem, iniciou o encontro agradecendo a todos pela participação, e de forma especial aos mediadores. “É muito oportuno, neste momento, termos vocês nos ajudando com esse tema, a partir da encíclica de Papa Francisco, tendo em nossa base a perspectiva humana e a formação humanística, algo indubitável na caminhada da PUC Minas, para que não percamos de vista o momento atípico que nós vivemos”, disse o professor. O diretor acadêmico, professor Odil de Lara Pinto, reforçou que era uma oportunidade de agradecer e de renovar “as nossas energias para continuidade do trabalho no ano que vem”.
Durante a partilha, o professor José Ruiz Guillén trouxe uma reflexão importante sobre o lugar da espiritualidade no contexto da pandemia, que provocou uma necessidade de progredir. “A espiritualidade tem a ver com a maneira como organizamos a vida, com as prioridades que tomamos, com os sentimentos que cultivamos e com as opções que assumimos. Nessa experiência provocada pela Covid, para a qual nenhum de nós foi convidado e da qual não podemos nos ausentar, somos todos aprendizes”, disse. É chegada a hora de refletir sobre o impacto da crise em cada um de nós e escolher como sair dessa situação, sendo seres humanos melhores ou não.